2ª chamada do Processo Seletivo do IFRO convoca novos aprovados para matrícula

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 14h09 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 09h56

2chamada IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) convoca para matrícula em 2ª chamada os aprovados listados nos documentos publicados nesta sexta-feira (7). Os candidatos podem conferir as convocações nos editais dos Cursos Subsequentes e dos Cursos de Graduação. Para realizar a matrícula via sistema virtual, o prazo encerra às 18 horas do dia 12 de julho de 2023, podendo ser realizada inclusive durante os finais de semana e feriados compreendidos nesse período.

A convocação em 3ª chamada tem previsão para ser em 21/7/2023 (após às 18h). As convocações seguem a ordem de classificação de cada curso/localidade, até o preenchimento total das vagas ofertadas, de acordo com a ordem de classificação e de reserva de vagas. O candidato convocado deverá realizar a matrícula de forma on-line, através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP/IFRO), seguindo as instruções contidas no Tutorial de Matrícula.

São 4 etapas a serem seguidas. Na 1ª Etapa, de 7 a 12/7, o candidato encaminha a documentação para análise nos prazos estabelecidos, conforme edital. Entre os documentos estão a Ficha de Matrícula e o Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz; Declaração de Notas (para comprovação das notas/conceitos lançados no sistema de inscrições); Declaração de Matrícula em apenas um curso no mesmo nível e modalidade de ensino; Declaração de Estudos Exclusivos em Escola Pública; Declaração de Renda e Composição do Núcleo Familiar; Declaração para desempregados e trabalhadores informais/autônomos; e Autodeclaração de Cor/Etnia.

Feita a solicitação de matrícula, na 2ª Etapa, de 7 a 14/7, a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do campus analisará a documentação do candidato, deferindo ou indeferindo a matrícula. Quando a matrícula é deferida, o candidato é matriculado e recebe a confirmação desta, por meio do e-mail cadastrado no sistema de inscrição.

Para a 3ª Etapa, de 7 a 17/7, realiza-se a retificação de documentos após análise da documentação descrita na etapa inicial, caso haja divergências, o candidato deverá retificar a documentação, observando o prazo estabelecido no cronograma.

Por fim, na 4ª Etapa, de 7 a 18/7, após o prazo para retificação da documentação para matrícula, nova análise é feita pela CRA do campus. Estando de acordo, a matrícula do candidato é confirmada. Caso contrário o candidato perderá a vaga.

É responsabilidade do candidato deverá acompanhar atentamente o Sistema SUAP/IFRO durante todo o período de análise de documentos. As listas de contato dos campi e dos polos de EaD estão no edital, para caso haja dúvidas e/ou necessidade de contato para demais informações.

Lembrando, que o Processo Seletivo ofertou vagas à ampla concorrência e, também, às reservadas para pessoa com deficiência (PcD) e para as Ações Afirmativas/Cotas Sociais (para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino, para estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e para as Ações Afirmativas de pretos, pardos e indígenas). Bem como, reserva de vagas aos estudantes que sejam egressos dos cursos técnicos ofertados Instituto Federal de Rondônia.

Seleção 2023/2

Para este segundo semestre, foram ofertadas 1.290 vagas em cursos técnicos e de graduação, distribuídas em cidades do estado de Rondônia e em Uberaba (MG). O maior número de vagas é da EaD (educação a distância) com os Tecnólogos em Gestão Comercial e em Gestão Pública e a Licenciatura em Pedagogia, em  polos de educação a distância que possuem parceria com o IFRO em mais de 20 municípios em Rondônia.

Os cursos presenciais de graduação ofertados são de Engenharia Agronômica (Colorado do Oeste – 40 vagas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ji-Paraná – 40 vagas) e Química (Ji-Paraná – 30 vagas). O Curso Técnico em Análises Clínicas Subsequente ao Ensino Médio também é presencial, no Campus Guajará-Mirim (40 vagas).

Para acompanhar o Edital 17/2023/REIT-CEA/IFRO dos Cursos de Graduação, clique neste link.

E para o Edital 16/2023/REIT-CEA/IFRO, destinado ao Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio, é neste link.