Realizada reunião de alinhamento dos macroprojetos institucionais Cidades Inteligentes e Proinfe

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 10h35 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 10h46

IFRO Macro Projetos Reunião 5

A Reitoria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) foi sede, no dia 03 de julho, de uma reunião de alinhamento dos Macros Projetos Institucionais Cidades Inteligentes e Projeto de Informatização Escolar (PROINFE). O encontro foi uma oportunidade importante para discutir o andamento dessas iniciativas e garantir que estejam alinhadas aos objetivos planejamento estratégico institucional.

O fórum semestral para divulgação de resultados junto aos financiadores e beneficiários é uma maneira de compartilhar os avanços e impactos dos projetos. “Essa prestação de contas periódica é fundamental para manter os financiadores informados sobre como os recursos estão sendo utilizados e os resultados alcançados. Além disso, os beneficiários têm a oportunidade de conhecer os resultados das iniciativas e como elas contribuem para a melhoria de suas condições”, comenta o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRO, Mauro Henrique Miranda de Alcântara.

Na oportunidade, também foi realizada a revisão da Instrução Normativa 03/2022, um passo importante para garantir a conformidade dos projetos com as diretrizes e regulamentações estabelecidas. “Essa revisão permite atualizar as orientações, corrigir possíveis lacunas e alinhar as práticas aos padrões atuais”, reforça Alcântara.

Mauro destaca que os projetos podem desempenhar um papel significativo como contribuidores dos indicadores de ensino, pesquisa e extensão do IFRO. “Eles podem gerar dados e resultados que demonstram o impacto das atividades acadêmicas nas áreas mencionadas. Esses indicadores são importantes para avaliar a qualidade e o alcance das atividades desenvolvidas pelo instituto, além de fornecer informações para aprimorar seus programas e serviços”, explica o gestor.

Para o professor e Coordenador-Geral do Projeto Cidades Inteligentes, Vagner Schoaba, o IFRO tem adquirido know-how na elaboração e execução de grandes projetos, avançando sobre uma área que até pouco tempo era controlado por grandes universidades e multinacionais. “Os projetos Cidades Inteligentes e Informatização Escolar tem demostrado isso. Até o final do ano de 2023, o Projeto Cidades Inteligentes deve entregar entre 70 e 80% da totalidade do programado. Desta forma são criadas soluções e serviços tecnológicos inclusivos na cidade de Ariquemes. E com a adesão dos municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras, a tendência é a ampliação da oferta de serviços públicos a uma maior parcela da população Rondoniense. E tudo isso tem ocorrido com o apoio do Senador Confucio Moura”, destaca o docente.

{gallery}Jornalismo-2023/07-Julho-2023/07-07/macro_{gallery}