Reitor do IFRO é empossado no MEC

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 17h14 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 17h17

53025127687 2c18f15173 c

Cerimônia ocorreu na quarta-feira (05),  no auditório do MEC, em Brasília,  onde também foram empossados os reitores dos Institutos Federais de Alagoas e do Amazonas

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Moisés José Rosa Souza, foi empossado na quarta-feira, 5 de julho, pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para mandato de 4 anos (2023-2027). A cerimônia aconteceu no auditório do Ministério da Educação (MEC), onde também foram empossados os reitores Carlos Guedes de Lacerda, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Jaime Cavalcante Alves, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Participaram do evento parlamentares, comunidade acadêmica e gestores do MEC. Os reitores foram nomeados por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia  13 de junho deste ano.

Moisés, que foi eleito pela comunidade acadêmica em consulta realizada em maio de 2023, destacou em seu discurso de posse que sua vida foi transformada pela educação. “Eu assumo o compromisso de trabalhar de forma incessante para que a educação continue a transformar vidas Brasil afora. E é de justiça da minha parte, lutar por essa educação pública transformadora. Essa educação pública que transforma sonhos em realidades. Esta educação pública que transforma futuros em presentes, na real acepção do termo ‘presentes’. O presidente Lula, no discurso de posse disse que nós deveríamos reconstruir o país e o caminho para reconstruir o país se chama educação. A educação não é um caminho, a educação é o caminho e a Rede Federal é a pavimentação desse caminho para construirmos cada vez mais uma educação pública, gratuita e de qualidade. Essa cerimônia significa, para além de uma posse, a reafirmação da democracia, é a reafirmação de que a educação precisa ser colocada à frente dos nossos objetivos”, discursou.

O Ministro Camilo Santana destacou em sua fala a importância dos IFs para o país. “O Brasil tem que se orgulhar muito dos Institutos Federais, pois eles representam o que há de melhor na nossa educação. Então se orgulhem muito em liderar essas instituições que atendem a milhões de jovens que já passaram pelos IFs e aqueles que estão hoje nos nossos institutos federais”, disse.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, ressaltou o retorno do momento de escolha daqueles que são eleitos pelas comunidades acadêmicas. “Esse é um momento histórico para nós que fazemos os Institutos Federais. Volta o Brasil, volta a democracia e volta os Institutos Federais. E essa força volta de uma instituição centenária que nunca se negou a estar se desenvolvendo e sintonizada com os desafios do povo brasileiro. Nós somos gente e cuidamos de gente e é isso que fazem os nossos institutos federais”, pontuou.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do MEC no Youtube e pode ser conferida AQUI.

Confira as fotos do evento AQUI

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC