IFRO seleciona 38 vagas para atuação como bolsista junto ao Curso de Pedagogia EPT da Universidade Aberta do Brasil

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 12h19 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 15h39

SELECAO BOLSISTA UAB PEDAGOGIA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está selecionando 38 profissionais, mais cadastro reserva, para serem bolsistas de curso ofertado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O período para inscrições é de 20/6 a 20/7/2023. O valor da bolsa é de R$ 1.550,00 mensais.

O edital é de seleção de colaboradores para atuar no curso de Pedagogia EPT, na modalidade EaD, no âmbito do Sistema UAB, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o IFRO.

A seleção é para as áreas: 1 vaga para Coordenador(a) de Curso; 20 vagas para Professor(a) Formador(a); 9 vagas para Tutor(a) presencial (um para cada polo: Ariquemes, Buritis, Cacoal, Chupinguaia, Jaru, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Porto Velho e Vilhena); e 8 para Orientador(a) de TCC. Em todas há formação de cadastro reserva, assim como para a vaga de Assistente à Docência (Apoio Pedagógico e Apoio Administrativo/Financeiro).

De modo geral, é necessário possuir titulação na área de formação exigida; ter familiaridade com uso de computador, internet e demais recursos de tecnologia da informação e comunicação; conhecimentos básico do ambiente Moodle; possuir disponibilidade para cumprir turnos de trabalho de acordo com a demanda dos cursos (matutino, vespertino e/ou noturno); possuir disponibilidade para participação em reuniões; e, no caso de servidor do IFRO, não poderá estar em afastamento integral/parcial referente à qualificação ou licença.

Os requisitos exigidos para cada cargo estão em conformidade com a Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e Portaria CAPES nº 15, de 23 de janeiro de 2017. Para a categoria Professor Formador o resultado Preliminar e Final, será constituído por 3 listas: docentes efetivos do quadro do IFRO; técnicos efetivos do quadro do IFRO, com formação docente; e docentes externos ao IFRO.

O tutor presencial deverá residir, preferencialmente, no município do polo ao qual se candidatou a vaga, caso não resida no município o sistema UAB não disponibilizará recursos para o transporte do tutor. Já coordenador de curso, professor formador, apoio pedagógico, apoio financeiro/administrativo deverá ser residente e domiciliado em Porto Velho; e docentes formadores deverão ter disponibilidade para gravação de aulas no estúdio EaD do Campus Porto Velho Zona Norte, conforme calendário de oferta das disciplinas.

A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, através do formulário eletrônico durante o período estabelecido no cronograma. A seleção ocorre por meio de análise da documentação disponibilizada pelo candidato e cômputo da pontuação obtida conforme critério divulgado no edital.

Para ler o Edital 10/2023/REIT-CGAB/IFRO completo, clique aqui.