Evento debateu o estágio para alunos do IFRO

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2015, 12h00 | Última atualização em Terça, 05 de Janeiro de 2016, 10h06

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizou a 2ª Mesa Redonda do Estágio, no campus Porto Velho Zona Norte. O evento objetivou a promoção do estágio profissional supervisionado para esclarecer os procedimentos para sua efetivação. Participaram os alunos dos cursos técnicos de informática para internet e finanças e gestão pública.

A iniciativa do IFRO significou um grande passo para a universalização da importância do estágio como uma atividade complementar do processo de ensino e aprendizagem, conforme previsto na Lei n. 11.788/2008, a chamada Lei do Estágio.

O evento ajudou a estreitar os laços entre o IEL e o IFRO viabilizando a implementação de estágios para os alunos “sob a ótica do setor produtivo, o estagiário deve funcionar nas empresas como um agente de inovação, levando para dentro das organizações o conhecimento obtido nas instituições de ensino, que é o principal objetivo institucional do IEL”, ressaltou Edgar Teixeira, superintendente do IEL.

Durante o evento foram ministradas diversas palestras e debatidos temas sobre as perspectivas e condições de realização do estágio. Além disso, foram discutidas as concepções do estágio obrigatório ou não, a carga horária, suas legislações, direitos e deveres e os procedimentos adotados em caso de inexistência de vagas.

Os agentes de integração ainda gravaram entrevistas e tutoriais para serem disponibilizados para os alunos dos cursos EaD. Cada debatedor teve cerca de 30 minutos para apresentação inicial e, após cada exposição, o tema foi discutido com a plateia.