História institucional sob a ótica das notícias é tema de e-books lançados no IFRO

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 20h23 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 19h31

IFRO Livro ComunicaçãoA história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) contada por notícias publicadas no portal institucional. Esta é a proposta dos livros organizados pelos jornalistas lotados na Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom/IFRO) e integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia Tecnologias (GET/IFRO), Dennis Weberton Vendruscolo Gonçalves e Rosália Silva. São quatro volumes sob o título “IFRO na história – A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia”. Cada volume aborda um tema: Gestão; Alunos e Ensino; Inovação e Tecnologia; Comunicação e Relação com a sociedade.

As publicações estão disponíveis no Repositório Institucional do IFRO, neste link. Para transformar em livros as matérias reunidas e reeditadas, os servidores-organizadores contaram com apoio institucional a partir de recursos provenientes de chamada da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), conforme Edital 13/2021/REIT-PROPESP/IFRO, de 12 de novembro de 2021/Homologação da 6ª quinzena.

Segundo a Jornalista Rosália Silva, “a ideia inicial era uma publicação seguindo um cronograma de história organizacional, com os principais feitos ao longo dos anos no Instituto Federal em Rondônia. Depois, com a colaboração dos demais profissionais da Ascom, o Dennis voltou ao sistema e organizou em quatro diferentes temas. Eram assuntos que foram destaque nestes primeiros anos, desde a instalação do IFRO e do portal institucional on-line, mostrando como foram esses 12 anos iniciais. No fim, ver o trabalho de anos da comunicação sendo transformado em livro foi uma imensa felicidade, pois era um projeto antigo que tínhamos na Assessoria de Comunicação e que se tornou realidade”.

De acordo com o jornalista Dennis Weber, que atua na Reitoria do IFRO desde março de 2016, o processo de pesquisa e edição de matérias anteriores à época em que ingressou como servidor na instituição foram de extrema importância para conhecer ainda mais a história institucional. “Foram meses de muita leitura e reescrita, identificando momentos importantes para servidores, alunos e sociedade. Destacamos as rotinas estudantis e dos servidores, selecionando desde matérias de projetos de pesquisas, passando por participações em eventos regionais, nacionais e internacionais, visitas técnicas, premiações, dentre outras atividades da vida acadêmica. Foi muito emocionante revisitar notícias de conquistas dos nossos alunos, ver como uma instituição comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, pode transformar as vidas de inúmeras pessoas”, relembra o jornalista.

Rosália destaca que o trabalho do jornalismo é sempre muito colaborativo no IFRO. “Contamos com os coordenadores de comunicação nos campi e com docentes e servidores TAEs realizando essa ponte para construção e divulgação da notícia. Então, ver o que já foi divulgado no site servindo também para contar a história e desenvolvimento da nossa instituição é um orgulho muito grande”, realça a jornalista.

A princípio, o material reunido seria destinado para a confecção de uma revista institucional comemorativa aos 12 anos. No entanto, a seleção de notícias tornou-se livro em formato e-book, onde é apresentado um resumo histórico da instituição a partir das matérias publicadas nos sites institucionais desde o ano de 2009. “No primeiro volume, estão três entrevistas resultantes do trabalho da Ascom/IFRO e que não tinham sido transformadas em matérias. As entrevistas foram realizadas com gestores, ex-reitores do IFRO, e que com o livro puderam ser disponibilizadas ao público, mostrando visões de quem já esteve à frente do processo ao longo desses anos. Lógico, agora é continuar acompanhando a história e escrevendo novos capítulos, com todos os que fazem a instituição no seu dia a dia, de modo a contribuir no arquivo memorial e afetivo que todos temos com a instituição”, completa a Jornalista.

Links de acesso

Há dois modos de ter acesso aos livros, pelo Repositório Institucional e pela editora em que foi feita a publicação dos e-books. O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é um espaço que busca reunir, organizar, disponibilizar em acesso aberto, dar visibilidade e preservar as produções científicas desenvolvidas no âmbito do IFRO, bem como, preservar a memória institucional através do agrupamento de produções técnico-científicas em meio digital. Para acessar os volumes de “IFRO na história – A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia” basta clicar na sessão Reitoria, disponível em https://repositorio.ifro.edu.br/

Já os livros que estão disponíveis no site da Editora Inovar são igualmente de livre acesso aos leitores.  Pela página principal, basta digitar IFRO na busca que aparecem as opções: https://www.editorainovar.com.br/. Ou pelo site de Livros Acadêmicos da Editora Inovar.

Os links que levam direto a cada volume estão assim organizados: Volume 1 – Gestão; Volume 2 – Alunos e Ensino; Volume 3 – Inovação e Tecnologia; e Volume 4 – Comunicação e Relação com a Sociedade.

• IFRO_-_Livro_-_Comunicação
  • IFRO_-_Livro_-_Comunicação_-_2