IFRO realiza 1º Encontro de Coordenadores dos Núcleos de Arte e Cultura dos campi

Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 10h46 | Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 10h48

POST Encontro Arte e Cultura capa atualizado 2A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), através de Coordenação de Cultura, Esporte e Cidadania (CCEC), realiza entre os dias 17 e 19 de maio, o 1º Encontro de Coordenadores dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) da instituição. As atividades acontecerão no Campus Porto Velho Zona Norte e no Museu da Memória Rondoniense, em Porto Velho (RO).

No evento, voltado para coordenadores e membros dos  NACs do IFRO, será possível planejar, compartilhar experiências entre campi e entre Institutos Federais, participar de oficinas, apresentar intervenções artísticas e trocar ideias sobre a programação da Mostra Rondoniense de Artes Integradas a ser organizada pela Pró-Reitoria de Extensão  em 2023. “A realização do Encontro é um momento histórico para nossa instituição, pois, será o pontapé de um conjunto de ações extremamente importantes para o fortalecimento de uma Política de Arte e Cultura no IFRO, que envolve os nossos alunos, servidores e especialmente a comunidade externa”, destaca o Pró-Reitor de Extensão, Aremilson Elias de Oliveira.

Segundo a Coordenadora de Cultura, Esporte e Cidadania do IFRO, Janaina Kelly Leite Chaves, o Encontro objetiva contribuir para formação continuada dos servidores(as) nos temas relacionados à Arte, Ensino de Linguagens Artísticas, além de levantar dados sobre a criação dos Núcleos de Arte e Cultura em todas as unidades do IFRO, para posterior auxílio aos campi que não implantaram.

“O evento é fruto do atendimento a solicitações de professores de Arte e foi criado e planejado para fazer parte do calendário acadêmico dos campi. Consideramos relevante em diversos aspectos como: favorecer a formação continuada, integrar servidores, em especial docentes de Artes Visuais e Música. Além de provocar autorreflexão tanto sobre nossa atuação, quanto sobre as prioridades institucionais no âmbito da Arte e Cultura”, comenta Janaina destacando ainda que: “Um aspecto importante dentro da programação/organização do nosso evento é a participação de servidores técnicos com formação em Artes Cênicas e Teatro, respectivamente Ícaro Alexsander do Campus Porto Velho Zona Norte e Dennis Weberton da Reitoria. Estamos sempre atentos(as) aos talentos internos”.

Com o intuito de promover o diálogo com outros IFs onde acontecem a atuação dos Núcleos de Arte e Cultura, haverá a participação de docentes do IFRN (Prof. Me. Abraão Lincoln Rosendo Frazão) e IFB (Profa. Dra. Juliana Cunha Passos), que ministrarão a palestra “Panorama da Arte nos Institutos Federais e a Expansão dos Núcleos de Arte e Cultura”, além das oficinas “Danças folclóricas do Nordeste” e “Relações entre dança e música: aspectos didáticos e expressivos”.

A programação completa do evento pode ser conferida no link: https://www.even3.com.br/primeiro-encontro-de-coordenadores-de-nucleo-de-arte-e-cultura-2023-335272/.

• POST-Encontro-Arte-e-Cultura---5--atualizado-2
  • POST-Encontro-Arte-e-Cultura---6--atualizado-2