Campi podem fazer propostas de realização da VIII Feira de Estágio, Emprego e Oportunidades

Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 11h37 | Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2023, 11h37

Foi publicada a chamada destinada à viabilização de recursos para realização da VIII Feira de Estágio, Emprego e Oportunidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A chamada é de aporte de recursos para os campi em despesas de custeio, com limite máximo total de R$ 30 mil, a ser disponibilizado sob a forma de taxas de bancada. Será selecionada uma proposta por campus, com valor de até R$ 3 mil para cada um, destinado exclusivamente à proposta para realização do evento inscrita pelo Departamento de Extensão (Depex) e aprovada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos coordenadores dos projetos no módulo Extensão do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), até 21 de maio de 2023. O evento deverá ser realizado de julho até o dia 30 de novembro de 2023, com carga horária mínima de 8 horas de duração.

As propostas e a programação ficarão a cargo do campus, que poderão contemplar ações como: atividades com os alunos egressos; estande virtual de empresas para divulgação de vagas e opções de carreiras; café empresarial (apresentação de situações-problema das empresas/instituições às quais os alunos podem se dedicar para solucionar ou estreitar o debate entre os gestores do IFRO e as concedentes, quanto ao perfil de formação dos cursos e avaliação do processo de estágio e do aprendizado dos alunos); palestras, workshops ou oficinas virtuais ministrados por egressos; oficinas sobre empreendedorismo, estágio, microempreendedor individual, INSS para autônomos, técnicas para inserção profissional no mercado de trabalho etc.; estandes de agentes de integração para estágio (CIEE, IEL etc.); e estandes de empresas/associações/cooperativas/artesãos para exposição de produtos.

Estágio, Emprego e Oportunidades

Entre os propósitos da VIII Feira de Estágio, Emprego e Oportunidades estão expandir a rede de relacionamentos do IFRO com a sociedade, promovendo sua articulação e valorizando a educação profissional e tecnológica, com base na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; apresentar as possibilidades de atendimento dos campi às demandas sociais em termos de produtos e serviços, estimulando o desenvolvimento da inovação; aproximar os estudantes do IFRO com as empresas e órgãos que atuam em suas áreas de formação e as instituições especializadas em recrutamento e seleção de estudantes e profissionais para vagas de estágio ou emprego; criar um ambiente propício para a troca de experiências empreendedoras entre outras instituições, empresas, empresários, alunos, egressos e servidores do IFRO.

Além de estimular o desenvolvimento da habilidade empreendedora dos alunos, técnicos e docentes do IFRO; aproximar o Instituto Federal do setor produtivo, associações, instituições governamentais e organizações não governamentais; promover a integração e interação da instituição com a comunidade egressa do IFRO, fortalecendo o vínculo com seus ex-alunos; realizar a troca de experiências entre egressos e comunidade acadêmica, visando a conhecer a situação profissional, os índices de empregabilidade, a inserção no mundo do trabalho, atrelados à formação profissional dos egressos; oportunizar aos egressos a avaliação qualitativa dos cursos no decorrer do processo de formação técnico-profissional e humanística, bem como apresentar suas sugestões e expectativas; e identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional e tecnológica continuada.

Para ler a Chamada para a VIII Feira de Estágio/2023/REIT-CGAB/REIT completa, clique aqui.