IFRO renova contrato com Minha Biblioteca para comunidade interna continuar com acesso virtual ao acervo

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2023, 16h27 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 18h08

logo logo principal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) renovou por mais um ano o contrato de prestação de serviços da biblioteca virtual, “Minha Biblioteca”, reconhecida nacionalmente e disponível à comunidade interna da instituição. Desde 2021 o serviço encontra-se disponível de forma totalmente gratuita para estudantes, professores e técnicos administrativos do IFRO. Seu acesso é realizado por meio do Sistema SUAP/IFRO utilizando o mesmo login e senha dos demais sistemas institucionais.

“Os serviços disponibilizados por meio de ‘Minha Biblioteca’ são valiosas ferramentas especialmente para cursos ofertados pelo IFRO na modalidade de Educação a Distância (EaD), que por questões de distância, mobilidade ou outros recursos, podem usufruir de recursos atualizados e gratuitos, ofertados pela instituição”, pontua a Bibliotecária do Campus Porto Velho Zona Norte, Gizele de Melo Viana. Para conhecer todas as facilidades e os recursos disponíveis na plataforma Minha Biblioteca, mensalmente são disponibilizados treinamentos virtuais e ao vivo, abertos para estudantes e servidores. Cadastre-se neste link aqui para receber a newsletter, incluindo as informações dos treinamentos.

A Assessoria de Bibliotecas da Reitoria (Abib/IFRO) explica que também na tela inicial do Gnuteca fica em destaque o “Treinamento Virtual Minha Biblioteca”. Outra novidade é que o catálogo da plataforma Minha Biblioteca foi integrado ao Sistema Gnuteca do IFRO, ao consultar em biblioteca.ifro.edu.br é possível localizar os livros que estão disponíveis nas bibliotecas IFRO (livros físicos) e os livros que estão disponíveis virtualmente em Minha Biblioteca. Ao clicar em “Ler na Minha Biblioteca” o usuário é redirecionado para a plataforma, sendo necessário fazer login com usuário e senha, o mesmo login que é utilizado para demais sistemas institucionais, como SUAP e AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).  IFRO Minha Biblioteca

Confira o passo a passo de como acessar Minha Biblioteca, neste tutorial disponível neste link aqui. “Qualquer dúvida relacionada à plataforma procure a Biblioteca de seu campus”, convida a Assessora de Bibliotecas do IFRO, Roseni Santos Rodrigues.

Minha Biblioteca

Minha Biblioteca” é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil. Desenvolvida para oferecer a melhor solução digital de e-books para instituições de educação técnica e superior, além de empresas e órgãos públicos. Seu acervo é composto por mais de dezesseis editoras e quarenta e dois selos editoriais.

A plataforma tem como funcionalidade principal o acesso on-line a livros digitais completos em Língua Portuguesa. Disponibiliza diversos recursos, com destaque especial à acessibilidade, em que possibilita a leitura por meio de áudio (opção, ler em voz alta), ampliação da fonte e contraste da tela para leitores que possuem baixa visão. Possibilita a impressão de páginas, respeitando os direitos autorais, permite que o leitor realize a marcação da última página visualizada do livro e oferta ainda, a opção de referência bibliográfica de acordo com as normas técnicas utilizadas no Brasil e em outros países (ABNT, Vancouver, MLA, APA, Harvard) e ferramentas para a elaboração de referências bibliográficas. Para aproveitar melhor a gama de ferramentas disponibilizadas, a empresa oferece treinamentos mensais e emite certificado de participação.

Um dos atrativos da Biblioteca Virtual “Minha Biblioteca” consiste na sua abrangência em diferentes áreas do conhecimento, as atualizações mensais e semestrais de conteúdos, possibilidade de elaboração de fichamentos/resumos dentro do livro, favorecendo a elaboração de trabalhos técnicos e científicos, além da utilização simultânea, ou seja, várias pessoas podem utilizar/consultar o mesmo livro ao mesmo tempo.

Acessos e usos

Todos os públicos do IFRO podem acessar Minha Biblioteca. O Professor do Campus Porto Velho Calama, Francenildo Cardoso de Oliveira, relata que utiliza e faz indicação de uso para seus alunos. “Acho muito interessante, pois permite que você acesse os livros de qualquer lugar, não necessitando acessar através de computadores institucionais, o que permite maior agilidade nas pesquisas e sem a necessidade de carregar vários livros físicos. A plataforma atende perfeitamente a bibliografia da disciplina de cálculo para os cursos de engenharias”.

“O uso da Minha Biblioteca me proporcionou maior facilidade na busca por informações as quais tinha dificuldade, devido ao grande acervo que possui. O acesso fácil e a virtualização de vários exemplares torna a consulta muito mais rápida e a qualquer momento. Além disso, a acessibilidade quanto ao tamanho de letras e modo noturno ajuda na hora da leitura!”, destaca o Técnico de Laboratório de Informática do Campus Colorado do Oeste, Fabricio Fini Michelis.

Para a Professora do Campus Cacoal, Talita Freitas Filgueira de Sá. “Como docente, creio que oportuniza mais alunos a obterem com maior rapidez o conteúdo, bem como é fulcral o fator tempo. Inclusive no momento da citação, a plataforma já disponibiliza as referências bibliográficas em diversas normas, incluindo a ABNT”.

Acesse o Sistema SUAP e conheça o acervo de Minha Biblioteca: https://suap.ifro.edu.br/