JIFRO encerra com premiações em quatro modalidades

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 18h25 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 18h45

JIFRO 2016 4O sábado (20) foi de decisão nos Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO). Competições de vôlei de praia, futsal, atletismo, e handebol agitaram três locais de disputas. Bons lances, comemoração, suor e determinação marcaram o último dia de evento, que reuniu mais de 470 atletas de 8 campi do IFRO.

Pela manhã, as competições se concentraram na quadra de areia do Campus Ji-Paraná, onde as equipes feminina e masculina do Campus Colorado do Oeste sagraram-se campeãs. “Os meninos e as meninas treinaram bastante e conseguiram superar todas as dificuldades. Essas medalhas representam todo esse caminho que foi trilhado pelos alunos. O mérito é todo deles que participaram de forma efetiva dos treinos”, ressaltou Viviane Horn, técnica das equipes vencedoras.

Ainda no período matutino teve decisão do handebol masculino, com vitória do Campus Colorado do Oeste sobre Vilhena. “É importante ressaltar o esforço dos meninos, porque tivemos pouco tempo para treinar, e pra chegar a esse nível foi muito trabalhoso. É muito satisfatório ver o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo e o crescimento de cada um deles dentro e fora das quadras”, destacou o professor de educação física Armindo Knoll.

Já no período da tarde o ginásio do Campus Ji-Paraná, foi palco de fortes emoções com as disputas de futsal nas categorias masculina e feminina. As meninas do Campus Ariquemes suaram a camisa para conseguir a vitória sobre a equipe de Ji-Paraná. Os atletas do Campus Porto Velho Calama levaram a melhor sobre o time de Ariquemes, na categoria masculina.

“Nos anos anteriores ficamos ainda na primeira fase. Neste ano pudemos treinar um pouco mais as meninas e o resultado apareceu. Já com a equipe masculina não soubemos controlar os cartões amarelos. Na semifinal perdemos dois atletas, que eram a base do time, e acabamos jogando apenas com um reserva, o que dificultou no jogo final, mas o time se mostrou bem determinado, com foco e jogou muito bem”, avaliou o técnico das equipes de Ariquemes, professor Amisley Guale Araújo.

E para fechar o último dia de competições, o Estádio Biancão recebeu a prova de revezamento 4x100, com vitória da equipe masculina do Campus Porto Velha Calama. A unidade também  levou a melhor no basquete masculino sobre a equipe de Ji-Paraná, em partida disputada no Ginásio Gerivaldão.

Emoção

Controlar as emoções e trabalhar em equipe foi essencial para garantir um bom desempenho nas competições. “É bem difícil, tem que manter o foco, conversar sempre com a equipe e manter a calma, fazendo o melhor na hora do jogo, e se errar, tentar consertar durante o ataque”, explicou um dos destaques da partida final no handebol masculino, o estudante do Campus Colorado do Oeste, Bruno Emanuel Lemes.

Para a estudante Gleicekelly Santos de Souza a vitória teve um sabor a mais. A atleta participa a quatro anos do JIFRO e nesta edição conseguiu a conquista inédita no futsal para o Campus Ariquemes. “Desde o primeiro ano eu sempre me esforço muito, mas nossa equipe nunca tinha conseguido chegar à final e dar esse orgulho para nosso professor, que deposita confiança na gente, e dessa vez a gente conseguiu, vamos representar Rondônia no JIFEN e vamos tentar trazer um ouro”, disse confiante a estudante do último ano de Informática.

O apoio de amigos, treinadores e familiares também foi essencial para a vitória dos atletas. É o caso do acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas, Kalberty Santos, do Campus Colorado do Oeste, que disputou as finais do vôlei de quadra e areia acompanhado da torcida de familiares que moram em Ouro Preto do Oeste, cidade próxima à Ji-Paraná, onde ocorreu o JIFRO. “É uma experiência única. Tenho um filho maravilhoso, e toda a oportunidade que tenho sempre estou presente na vida esportiva e estudantil dele. Se a tia dele vier da Espanha nós vamos até Manaus assisti-lo no JIFEN”, disse a mãe do atleta, Alciele Santos de Almeida. “É uma motivação a mais porque estou morando bem longe deles. Eles sempre me apoiaram em fazer o que eu gosto, que é jogar. Bateu um certo nervosismo, porque queria agradar eles”, completou o estudante ao final da partida contra a equipe de Ji-Paraná.

JIFEN

E o ritmo de competições não para. Nesta semana, cerca de 100 alunos embarcam para Manaus (AM), onde ocorrerá entre os dias 26 a 31 de agosto a Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-EN). O IFRO será representado em 8 modalidades: atletismo, voleibol, basquete, futsal, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. “De uns dois três anos para cá estamos avançando. No ano passado, para a fase nacional, a nossa delegação já foi bem grande e a nossa expectativa é que esse ano a gente consiga levar mais modalidades para a fase nacional. Hoje somos a segunda maior força da região Norte, perdendo apenas para o Amazonas que tem tradição no atletismo. De forma geral, nossas equipes são bem preparadas e competitivas”, destacou a chefe de delegação, professora Nilza Maria Pereira.

• JIFRO_2016_1
  • JIFRO_2016_2