Estudantes do ensino técnico do IFRO participam de encontro no RJ

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 17h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 18h01

Enet IFRO 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve 9 líderes estudantis participando do Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (ENET). O ENET foi realizado nos dias 6 a 9 de abril, no Rio de Janeiro. Durante 4 dias estiveram reunidos mais de 1.000 estudantes de ensino técnico de todas as regiões do Brasil para tratar das pautas mais latentes da educação brasileira. Do IFRO, estavam representados os Campi Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Jaru, Cacoal, Porto Velho Calama e Colorado do Oeste.

Sobre sua participação no ENET, a representante do Grêmio Estudantil do Campus Calama, Maria Eduarda Nunes Figueira, explica que o evento reuniu diversos estudantes de ensino técnico. “Contribuiu para meu crescimento estudantil, de forma que pude conhecer a vivência de outros lugares, tal como entender algumas ramificações da política estudantil. Outro ponto, foi poder compartilhar experiências vividas por mim nesses 3 anos dentro do Instituto Federal”, destaca.

Para Hilary Souza de Oliveira, representante do Grêmio Estudantil do Campus Ji-Paraná, “participar do 6° ENET foi um misto de emoções, conheci novas pessoas, com estilos e pensamentos diferentes do meu, mas todos lutando pela mesma causa, a educação. Durante o evento houve palestras e grupos de debates sobre vários temas, e tanto nas palestras como nos grupos de debates, havia a participação dos estudantes no final, os que queriam ter um momento de fala levantavam a mão e eram inscritos na lista para aguardar a oportunidade, e em alguns desses momentos, eu compartilhei com os outros participantes algumas problemáticas e possíveis soluções no sistema educacional do Brasil, e em todas minhas falas eu contei com a participação e opinião dos meus companheiros que estavam representando Rondônia junto comigo. Esses momentos de debates fizeram com que eu me sentisse mais inserida na sociedade, durante o evento tive mais noção sobre meus direitos e deveres como cidadã, a partir disso o meu conhecimento sobre políticas públicas aumentou, e consequentemente, a vontade e necessidade de lutar pelos direitos dos estudantes se tornou maior. E fazer o movimento estudantil permanecer forte, se tornou minha missão como estudante!”.

Durante o evento, o Presidente do Grêmio Estudantil do Campus Guajará-Mirim, Marcio Murilo Silva, foi reeleito para a compor a Diretoria da Federação Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas (Fenet). “Foi um enorme prazer participar do maior encontro de estudantes da América Latina, e como diretor da Fenet, por Rondônia, tivemos a honra de levar uma bancada de 9 estudantes representantes dos grêmios estudantis de cada campus de Rondônia. Agradeço a Reitoria e a Direção de Assistência Estudantil, que incansavelmente nos assistiram em todo o processo. O Encontro serviu de combustível para que organizemos os estudantes de forma combativa para revogar o Novo Ensino Médio e que a educação continue pública, gratuita e de qualidade, que não fiquemos a mercê de banqueiros interessados em privatizar a educação da forma que eles achem melhor, somos a maior massa da população e não iremos permitir isso”.

“Foi de extrema importância e cada estudante que participou será fator fundamental e representativo na ajuda e ampliação pelas lutas e pautas dos estudantes para reverter os retrocessos dos últimos anos na educação pública. No ato de Eleição da nova Mesa Diretora da Fenet, fui eleito novamente como Diretor por Rondônia”, considera o representante de Rondônia na diretoria nacional.

6° ENET

O IFRO e outras instituições integrantes da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia receberam mensagem de agradecimento pela participação de discentes de Rondônia no Encontro. Conforme a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) “sem o apoio das reitorias, não seria possível garantir a representação de tantos estudantes de todo o Brasil neste encontro tão importante para a construção de uma educação brasileira livre e democrática, estamos juntos e seguimos firmes na luta pela educação”.

No evento, os estudantes debateram, em painéis, sobre a defesa da democracia brasileira, recomposição orçamentária e sobre a ampliação da assistência estudantil. Além de mais de 12 grupos de trabalhos específicos para falar sobre as diversidades presentes dentro das escolas, que envolvem questões como de mulheres, raciais, LGBT, grêmios estudantis e muito mais.

Segundo a Fenet, no último dia foi realizada a plenária final que decidiu pela luta em prol da construção de um novo rumo e modelo de educação com diálogo junto a estudantes, profissionais da educação e as entidades estudantis, além da luta pela recomposição orçamentária e do investimento na educação, com o objetivo de defender maior expansão da rede federal de ensino para atender a mais estudantes de todo o país, além de aumentar o fomento à pesquisa e extensão. E foram aprovadas mais de uma centena de propostas dos estudantes junto a uma nova diretoria da entidade, contando com representação de 20 estados e do Distrito Federal.

• Enet-Fenet_1
  • Enet-Fenet_2