IFRO e Universidad Autónoma del Beni realizam reunião para novo termo de cooperação

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h36 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h37

UAB IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) recebeu visita oficial da Universidad Autónoma del Beni “José Ballivián” (UABJB). O encontro foi na Reitoria, em Porto Velho, no dia 27 de março. A instituição boliviana foi representada pelo Reitor Jesús Eguez Rivero. A reunião teve como pauta o estabelecimento de convênio, já que o assinado em 2019 foi concluído, além de tratarem de temas educativos, de interesse mútuo entre as instituições.

Segundo o Reitor Substituto do IFRO, Gilmar Alves Lima Júnior, foi apresentada a minuta do novo termo de cooperação, dando continuidade à primeira parceria firmada oficialmente no ano de 2019. Agora o documento segue para análise jurídica da UAB e deve retornar em breve para assinatura entre os reitores. Outro encaminhamento foi que as instituições irão trocar entre si um portfólio com relação a laboratórios, linhas de pesquisas, pesquisadores, contatos e áreas de atuação. “A Universidad Autónoma del Beni veio trazer as demandas, assim como o IFRO, e apresentar a instituição e as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas em conjunto e cursos de Formação Inicial e Continuada”, ressalta Gilmar.

Para a UAB a reunião serve para que ambas “puedan seguir trabajando de manera conjunta en las áreas de educacion, extension, investigación, cooperación e internacionalización”. Na comitiva também estavam outros representantes da instituição boliviana: José Bnan Hillman Gil (vice-reitor), Juan Gillermo Rosas Ardaya (Faculdade de Ciências Agrícolas), Jose Luis Rivero Jordán (relações internacionais), Jorge Becerra Ibañez (diretor de Engenharia Agropecuária), Pedro Manuel Hurtado Monasterio (docente de Engenharia de Sistemas), Armelinda Zonta de Llanque (docente de Engenharia Florestal), José Guzmán Mamani (docente de Indústrias Florestais) e os estudantes Madekadel Vaca Melgar e Valentina Egüez Hurtado.