No mês da leitura, bibliotecas do IFRO incentivam conhecimento

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h25 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h27

biblioteca em númerosO mês de abril é também considerado o mês da leitura. Para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é uma data importante. Entre as singularidades que fazem parte deste período, está uma verdadeira celebração da leitura. No dia 9 de abril comemora-se o Dia Nacional da Biblioteca, no dia 18 o dia Nacional do Livro Infantil e no dia 23 é celebrado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

A instituição fortalece este período por meio das suas Bibliotecas. São nove unidades, distribuídas pelos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. As Bibliotecas do IFRO são mais do que espaço de conservação de livros, por haver uma busca por atuarem realizando a gestão da informação na qual os livros (físicos e/ou virtuais) são um dos suportes existentes. As Bibliotecas desenvolvem, ainda, projetos de promoção à leitura junto à comunidade estudantil e participam de projetos extensivos à comunidade em geral. “A comunidade externa e interna encontra ali espaços favoráveis ao acesso à informação, à cultura, à interação social e à leitura”, reforça o Bibliotecário da Reitoria, Pedro Paulo Almeida Martins.

O acervo das Bibliotecas do IFRO conta com aproximadamente 93 mil exemplares, distribuídos em seus campi. O acervo é composto por livros das diversas áreas do conhecimento humano e visa a suprir a demanda informacional, seja através das bibliografias indicadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) ou mesmo para quem deseja espairecer, viajar e ter novas experiências no mundo da leitura.

Os livros de literatura integram o acervo e são os mais emprestados pelas bibliotecas do IFRO: “os livros infantojuvenis e literários têm uma grande procura por um público diverso na biblioteca. É comum o empréstimo desses materiais, principalmente para os alunos dos cursos integrados, mas também para servidores e alunos que possuem crianças em casa – filhos, sobrinhos ou netos – que buscam assiduamente este tipo de obra”, aponta a Bibliotecária do Campus Porto Velho Zona Norte, Gizele Viana.

Ações voltadas ao incentivo à leitura e a promoção do livro vêm ocorrendo nas unidades ao longo dos últimos anos, por exemplo, a Biblioteca de Cacoal desenvolveu o projeto de extensão “Tenda de Leitura”, e disponibilizou um acervo literário especial às escolas e espaços públicos no município, além disso, promoveu 6 edições da “Feira de Troca de Livros”.

A Biblioteca do Campus Calama realizou treinamentos, palestras, exposições, cinemas, oficinas, campanhas de arrecadação de livros de literatura e autoajuda para inclusão no próprio acervo, bem como a doação de 437 livros para a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, na Zona Sul de Porto Velho. Promoveu ainda o “Leitor do mês” onde premiou os alunos que mais realizaram empréstimos.

No caso de Colorado do Oeste, a Biblioteca promove a “Feira de Troca de Livros” e mantém um espaço para que os usuários troquem dicas de leitura ou usufruam de seu acervo literário de aproximadamente 5.660 exemplares que atende desde a literatura infantojuvenil, juvenil à adulta. Em Vilhena foi desenvolvido o Concurso de Frases e premiou as melhores frases relacionadas a biblioteca e a leitura. Já a biblioteca do Campus Porto Velho Zona Norte está atualmente promovendo a campanha de Arrecadação de Livros Literários para ampliar o seu acervo.

Mesmo durante o distanciamento social, em decorrência da pandemia ocasionada pela covid-19, as Bibliotecas do IFRO conseguiram manter o atendimento ao público, através da disponibilização de acesso on-line ao catálogo da Biblioteca Virtual “Minha Biblioteca”, que possui mais de 12 mil e-books prioritariamente para atender as bibliografias dos cursos de graduação. Outras ações incluem a realização de evento on-line na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, disponibilização de acesso on-line às Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientação para uso do Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), promoção de palestras e treinamentos on-line, entre outros.

O célebre escritor Jorge Luis Borges citou que “sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca”. Corroborando esse pensamento, a Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues, destaca que “as ações e os projetos desenvolvidos por meio das bibliotecas buscam incentivar o acesso a fontes de informações confiáveis e também a presença da comunidade acadêmica nas bibliotecas. A leitura contribui para aprimorar a interpretação e o senso crítico a partir do acesso à informação com a geração do conhecimento”.

“Aproveite o mês de abril, tão especial para a leitura, e faça uma visita à Biblioteca do seu campus, participe das atividades, faça sugestões de livros e usufrua do acervo. Como diria o poeta Mário Quintana: ‘Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam as pessoas’”, finaliza Roseni.

Clique aqui para ver uma galeria de fotos das bibliotecas.