IFRO está em período de consulta à comunidade para Reitor e Diretores-Gerais dos campi
Está em andamento o processo de consulta à comunidade para a escolha de Reitor(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Diretores(as)-Gerais (DGs) dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena do IFRO. No caso da Reitoria e do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, não haverá eleição para Diretor(a), apenas para Reitor(a).
Terão direito a voto os servidores (docentes e técnicos) que compõem o Quadro de Pessoal Ativo e Permanente do IFRO, regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU), bem como os alunos regularmente matriculados até a data de 23/03/2023 nos registros acadêmicos (Sistema Unificado de Administração Pública/Suap) nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), presencial e a distância, conforme art. 2º do Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009.
Debate entre os candidatos a Reitor
O Debate vai ocorrer no dia 03/05/2023 às 19h30 e será transmitido ao vivo pelas redes digitais da instituição.
E no caso de DG, o debate entre os candidatos será definido pelas comissões locais.
Votação
A Eleição vai acontecer no dia 05/05/2023 no período das 7h30 às 22 horas. A votação vai acontecer por meio de votação eletrônica, secreta, uninominal e em turno único. Tanto os servidores como os alunos, para terem acesso a cabine de votação virtual vão ter que acessar o Sistema Suap, uma vez autenticados no sistema, vão encontrar o link para sua cabine virtual de votação.
Apuração
Para apuração, serão contabilizados os votos por segmento (Discente, Docente e TAE), e o percentual de votação final de cada candidato será obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento.
Para cálculo do percentual obtido pelo candidato em cada segmento, será considerada a razão entre a votação obtida pelo candidato no segmento e o quantitativo total de eleitores do segmento aptos a votar, conforme fórmula abaixo:
TVC = Taxa percentual do total de votos do candidato;
VDo = Número de votos recebidos pelo candidato no segmento de Docentes;
VTa = Número de votos recebidos pelo candidato no segmento de Técnicos Administrativos (TAE);
VDi = Número de votos recebidos pelo candidato no segmento de Discentes;
NDo = Número de eleitores aptos a votar no segmento de Docentes;
NTa = Número de eleitores aptos a votar no segmento de Técnicos Administrativos;
NDi = Número de eleitores aptos a votar no segmento de Discentes;
Comissões Eleitorais
A comissão Eleitoral Central e as Comissões Eleitorais Locais são compostas por três representantes de cada segmento (Discente, Docente e TAE). A Comissão Eleitoral Central (CEC) conduz os processos de inscrição, campanha, votação e apuração, respeitando o cronograma aprovado pelo Conselho Superior (Consup/IFRO). Além disso, tem a função de normatizar e disciplinar os procedimentos definidos em Regulamento.
A Comissão Eleitoral Local (CEL), constituída por cada campus, coordena o processo de consulta para o Cargo de Diretor(a)-Geral de campus e apoia o processo de consulta a Reitor(a) e delibera sobre os recursos interpostos acerca do cargo de Diretor(a)-Geral.
Segundo o presidente da CEC, Reinaldo Lima Pereira, até a presente data, o processo tem ocorrido dentro da normalidade, não sendo registrada nenhuma ocorrência grave durante o processo. Todos os candidatos estão sendo recebidos nos campi e estão recebendo todo o suporte pelas Comissões Eleitorais Locais para realizarem suas campanhas, sempre primando pela equidade de oportunidades para exporem suas propostas.
“A cada consulta à comunidade para Escolha do Reitor(a) e Diretores-Gerais, fica evidente o amadurecimento do processo, tendo em vista que até o momento tudo está ocorrendo dentro do previsto. Esse amadurecimento é possível ser observando também na postura dos candidatos e dos eleitores, uma vez que as campanhas estão acontecendo de forma ordeira com debates restritos ao campo das propostas dos candidatos a gestores. O processo de consulta à comunidade é de extrema importância para a evolução do IFRO, pois não se trata apenas de escolher um gestor, mas da escolha de um projeto institucional. A consulta à comunidade garante aos servidores e aos alunos a definição dos caminhos que o IFRO irá trilhar”, finaliza o Presidente.
Informações
No portal institucional é possível encontrar mais informações sobre o processo eleitoral em cada unidade da instituição, incluindo as listas de votantes e os candidatos inscritos:
Redes Sociais