“Crimes Cibernéticos e Redes Sociais” será tema de evento no IFRO nesta quinta

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 11h59 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 11h59

Live IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove novo evento híbrido, transmitido no Youtube da instituição. Com o tema “Crimes Cibernéticos e Redes Sociais”, a palestra será conduzida pela magistrada Larissa Pinho de Alencar (Tribunal de Justiça de Rondônia). O evento compõe uma das atividades promovidas pelo Grupo de Trabalho de prevenção à violência e de promoção da cultura de paz no IFRO, organizado pela Reitoria do IFRO, com participação de representantes de todas as unidades.

A Pró-Reitora de Ensino do IFRO, Sheylla Chediak, destaca que “a escalada da violência em ambientes escolares tem sido relacionada com vários fatores sociais, dentre eles está o uso indiscriminado da internet. Além de política pública eficaz para regular esse uso, é necessário, considerando nosso limite enquanto instituição de ensino, continuar empreendendo esforços para promover uma formação integral, para que nossos estudantes possam subjetivar e objetivar atitudes que demonstrem a compreensão dos direitos humanos, o respeito às diferenças, o combate a qualquer tipo de violência - discriminação, discurso de ódio ou misoginia e que defendam uma cultura de paz”.

“Crimes cibernéticos e redes sociais” será transmitida no dia 20 de abril, às 16 horas, horário de Rondônia. De modo presencial, a palestra estará ocorrendo no IFRO Campus Porto Velho Calama para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Receberá certificado quem realizar a inscrição no Sistema SUAP, por este link, e registrar sua frequência no momento da palestra quando disponibilizarmos o formulário on-line.

Larissa Pinho de Alencar é doutora em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e Professora de Direito Digital em Escolas das Magistraturas. É também palestrante e pesquisadora na área de Direito Digital.

São convidados a assistir a transmissão os demais estudantes do IFRO e suas famílias, uma vez que abordará também o papel dos responsáveis na educação acerca do uso das redes sociais pelos adolescentes.

Na segunda-feira, dentre as ações de prevenção à violência no ambiente escolar, foi realizada a discussão sobre “A pedagogia do acolhimento para vencer o medo: medidas de segurança nos ambientes educacionais”. A palestra está disponível no Canal de Youtube da instituição. Participaram o Professor da UFAL e Coordenador do OPPEDHSP (Observatório em Políticas Públicas em Educação, Direitos Humanos e Segurança Pública da Universidade Federal de Alagoas), Ricardo Augusto da Silva, e os professores IFRO Campus Avançado de São Miguel do Guaporé, Wagner Soares de Lima e Maigon Nacib Pontuschka. O objetivo foi promover a discussão acerca das implicações da prática de bullying no ambiente escolar e a reversão de seus efeitos através da pedagogia do acolhimento e medidas de segurança dos ambientes educacionais em situações de crise.

Para assistir a palestra “Crimes Cibernéticos e Redes Sociais” ao vivo, acesse o link às 16 horas do dia 20/4: https://youtube.com/live/pcNgUzAW5ZM