JIFRO realiza competição de judô

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 17h16 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 17h19

IMG 3525Na última sexta-feira pela manhã, 9 atletas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) disputaram a modalidade judô masculino, na 5ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO). A pesagem definiu as disputas por categoria. As lutas aconteceram entre atletas de até 60 quilos, na categoria meio leve, e de até 90 quilos, na categoria meio pesado. Os competidores receberam medalhas por classificação geral e individual, e representarão o IFRO nos Jogos dos Institutos Federais Etapa Norte (JIFEN).

As lutas tem duração de 4 minutos, com interrupções no relógio, mediante pausas durante a competição, explicou o coordenador do judô, Eduardo Joreu de Oliveira. Ainda segundo ele, o peso define qual a categoria que o competidor vai concorrer.

As disputas iniciam com a fase da pesagem, que é uma forma de conferir se o peso do atleta corresponde ao da inscrição feita. “Depois nós fazemos as formações das chaves, quando tem de 2 a 3 atletas, é feito melhor de 3, no caso de 4 atletas se faz rodízio, onde todo mundo luta com todo mundo”, ressaltou Claudeir Rogério, membro da federação nacional de judô e árbitro das competições.

As categorias são: superligeiro com até 50 quilos, ligeiro com até 55 quilos, meio leve com até 60 quilos, leve com até 66 quilos, meio médio com até 73 quilos, médio com até 81 quilos, meio pesado com até 90 quilos e pesado com mais de 90 quilos. “Hoje tivemos competições na categoria de até 60 quilos e também até 90 quilos. Os vencedores garantem vaga no JIFEN, que é etapa nacional”, destacou Claudeir.

O vencedor da categoria meio pesado foi Luís Amaro, aluno de eletrotécnica do Campus Porto Velho Calama. “Esta é a primeira vez que participo de competições pelo instituto e foi muito bom”, afirmou.

O grupo de atletas do Campus Colorado do Oeste se reuniu para contar como são os treinos de judô no campus através de um projeto existente. “O projeto judô já vem se estendendo praticamente há 5 anos, iniciei na terceira turma”, informou Ricardo Ortiz. Segundo ele, o projeto ajudou a aliviar o estresse do dia a dia, proveniente da distância familiar e dos estudos. “Nosso internato tinha muitas dificuldades de estresse, tinha acabado de sair da família [...] e surgiu a oportunidade de fazer parte do projeto”, acrescentou.

Além disso, o projeto proporcionou grandes amizades, tendo o JIFRO possibilitado reencontros com antigos membros que treinavam juntos, dentro do projeto judô. “Eu treinava em Colorado e fui embora, hoje sou aluno de Ariquemes, e nós nos reencontramos aqui”, disse Douglas Inocente, competidor da categoria até 73 quilos do Campus Ariquemes.

• IMG_3437
  • IMG_3439