IFRO sedia Seminário Integrado “21 Anos Lei de Libras”

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 12h03 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 12h03

IFRO Evento Libras 1A Lei 10.436/2002, mais conhecida como Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), completa 21 anos de existência. Para relembrar a data, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sediará o Seminário Integrado: 21 Anos Lei de Libras. O evento será no Auditório do Campus Porto Velho Calama, a partir das 17 horas do dia 24 de abril de 2023. A atividade é aberta e toda comunidade pode se inscrever, basta clicar neste link.

Participarão dos debates as seguintes instituições: IFRO; Departamento de Libras da Universidade Federal de Rondônia (DLIBRAS/UNIR); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO); Associação dos Surdos de Porto Velho (ASPVH); Associação de Pais, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos do Estado de Rondônia (APPIS); Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis).

Reconhecendo a Libras como meio de comunicação oriundo de pessoas surdas do Brasil, a Lei 10.436/2002 determinou diversas posturas que deveriam ser assumidas por parte do poder público, com o objetivo de reconhecer e proporcionar o acesso à comunidade surda aos seus direitos. A data de 24 de abril é considerada também o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, e refere-se a quando foi sancionada a Lei de Libras.

O objetivo do Seminário é discutir os avanços e desafios enfrentados pela comunidade surda nas mais diversas áreas: educacional, social, jurídica, mercado de trabalho, dentre outras. Os organizadores aguardam a participação da comunidade interna e externa às instituições participantes, bem como esperam que as discussões contribuam para uma melhor compreensão a respeito da realidade sociocultural dos surdos e do povo surdo, de forma a proporcionar meios que possam auxiliá-los a exercer sua cidadania de forma mais proeminente.

Segundo o Professor de Libras do Campus Porto Velho Zona Norte, Marcos Grutzmacher, a ideia é discutir sobre os avanços e desafios que se colocam à comunidade surda, desde a sanção da lei até os dias atuais. Para o docente, a ação demonstra “o posicionamento da instituição quanto à realidade da comunidade surda, assumindo a responsabilidade de dar luz às questões ligadas aos surdos e à língua de sinais, não se mantendo neutra nas discussões que envolvam situações internas e externas ao âmbito educacional”.

“Os eventos da área de Libras ainda são incipientes no IFRO. Proporcionar discussões é essencial para promover a acessibilidade, portanto é de suma importância para a instituição, que existam eventos como o referido acima”, finalizou.

Programação do Seminário Integrado: 21 Anos Lei de Libras

Credenciamento: 17 – 18h

Solenidade de abertura: 18h

Mesa redonda 1: 19h – 20h15 – Jurídico, educacional e político: diferentes perspectivas de apoios à comunidade surda. Palestrantes: OAB – Helen Ruth Ribeiro de Araújo/Joseandra Reis; IFRO – Me. Marcos Grutzmacher; Feneis – Me. Magno Prates

Intervalo: 20h15 – 20h30

Mesa redonda 2: 20h30 – 21h45 – Ações surdas na sociedade: o que temos feito? Palestrantes: ASPVH – Me. Danilo Ramos; ASPVH – Maria Gomes Coutinho; UNIR – Me. Indira Stedile.

Encerramento: 22h

Inscrições: https://www.even3.com.br/seminario-integrado-21-anos-da-lei-de-libras-330398

• IFRO-Evento-Libras_1
  • IFRO-Evento-Libras_2