Professores de Guajará e Colorado participam de Oficina de Bioeconomia

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 18h37 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 18h37

Capacitação SetecDez professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campi Guajará-Mirim e Colorado do Oeste, participaram de Oficina de Bioeconomia. A atividade consistiu em uma oficina para 30 docentes, sendo 10 do IFRO e os demais do Senai/RO (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Idep/RO (Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia).

A oficina é promovida por meio do Projeto de Cooperação Internacional Profissionais do Futuro – Competências para a Economia Verde – Edital Setec/MEC nº 94/2022. Nesse projeto a Agência de Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) é parceira do Ministério da Educação (MEC) e do Senai Nacional. Durante a oficina, docentes das instituições participantes elaboraram propostas de currículos de EPT (Educação Profissional e Tecnológica). dentre elas as cadeias do turismo, pescado e café, todas voltadas para bioeconomia.

O evento foi realizado no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, dos dias 3 a 5 de abril. A atividade faz parte da Cooperação Técnica Brasil – Alemanha “Educação Profissional para Desenvolvimento Econômico Verde e Empregos”, iniciativa que integra o Acordo Básico de Cooperação Técnica entre a República Federativa do Brasil e a República Federal da Alemanha, de que trata o Decreto nº 2.579, de 6 de maio de 1998. O objetivo é aumentar as perspectivas de emprego dos/as egressos/as de educação profissional em setores de sustentabilidade da economia brasileira. Tais setores contemplam a educação profissional e tecnológica, bioeconomia e energia, além de outras atividades produtivas sustentáveis relacionadas à economia circular e à digitalização, enquanto tema transversal.

Segundo os docentes que representaram o IFRO, participar da capacitação colabora por incluir o Instituto como um dos atores no estado e na região Amazônica dessa política desenvolvida pelo MEC/SETEC, em parceria com o governo alemão. A ação é destinada às instituições dos estados da Amazônia Legal, a exemplo do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Pará. “A iniciativa proporcionou uma troca de saberes e uma articulação produtiva para as instituições e profissionais envolvidos. A metodologia proposta também contribui com o processo de construção de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de qualificação profissional e cursos técnicos específicos para a Bioeconomia na Amazônia Legal”, avalia o Professor Higor dos Santos Santana.