Provas de atletismo do JIFRO reúnem mais de 100 atletas

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 17h56 | Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2016, 18h12

IMG 3273Na quinta-feira (19) foi a vez dos estudantes que praticam as diversas modalidades do atletismo estrearem nos Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO). Provas acirradas, quebra de recordes e muita disposição marcaram o primeiro dia de provas.  Mais de 100 atletas de todos os campi do IFRO participam das disputas que acontecem no Estádio Biancão, em Ji-Paraná.

No JIFRO 2016 estão sendo disputadas as seguintes modalidades de atletismo: 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 3000m, 5000m rasos, salto em altura, salto em distância, salto triplo, revezamentos 4x100m e 4x400m rasos, arremesso de peso e lançamentos de dardo e disco. “Temos atletas que já foram para outras fases dos jogos dos Institutos Federais conseguindo boas colocações. Nosso estado tem atletas com bastante potencial”, destacou o professor de educação física do Campus Ji-Paraná e também coordenador da modalidade na competição, Francisco Carlos Torres.

Segundo Torres, a escolha dos atletas que competem anualmente no JIFRO acontece durante as aulas de educação física. “Observamos muito o aluno que tem velocidade, que tem resistência e força, e depois fazemos um trabalho de aperfeiçoamento, deslocando ele para uma modalidade aonde vai se destacar”, descreveu.

Veteranos

Em sua terceira participação no JIFRO, o recordista nos 100m e 200m rasos e revezamento 4x400m, Gabriel Martins Angelo de Souza, revela o segredo para ser campeão nas provas de atletismo. “O conselho que dou é não arranjar desculpa. Se dedique aos treinos, escute os seus professores e pratique muito o esporte”, aconselhou.

O jovem, de 19 anos, que conquistou o 1º lugar nos 400m rasos nos Jogos dos Institutos Federais 2015 (JIFs), começou a praticar o atletismo em 2013, através de um projeto desenvolvido no Campus Porto Velho Calama, onde estuda o curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.  “Esse ano está muito difícil para treinar, porque a pressão do trabalho e do vestibular aumentam e não estou conseguindo manter o treinamento que eu tive nos outros anos, então vim mais na raça”, disse o atleta que já faturou ouro nos 100m, na edição 2016 do JIFRO.

O treinamento constante é fundamental para um bom desempenho em todos os esportes, e no atletismo não é diferente. A estudante do curso técnico em Florestas, do Campus Ji-Paraná, Katiane Amarante Cabral, está sempre treinando, fator que em sua opinião, colaborou para sua vitória no JIFRO 2015, nas categorias 100 e 200m rasos. “Esse ano vou treinar muito mais para conseguir bons resultados no próximo JIFRO”, afirmou a jovem que nesta edição compete em cinco modalidades.

Mas o JIFRO não é só competição.  O evento também promove a interação entre jovens de todo o estado de Rondônia. O estudante Guilherme Vitor Marques, do Campus Porto Velho Calama, campeão nos 400m na edição 2015, aproveita o JIFRO para fazer novas amizades. “Esse momento é muito importante, porque interagimos com outros atletas e nos divertimos também, estou fazendo muitos amigos. A disputa fica só na pista, acabou a prova é só amizade”, definiu o atleta.

Estreia

O nervosismo é inevitável antes das provas, e é maior ainda para quem está começando. A atleta do Campus Guajará-Mirim, Adriana Azevedo Lima, de 15 anos, é uma das estreantes no JIFRO e não esconde a ansiedade antes de sua participação. “Gosto muito de atletismo e estou aprendendo bastante com os colegas de outros campi. Dá um pouco de medo, mas perder ou ganhar faz parte da competição”, confidenciou.

E teve estudante que já participou do JIFRO em 2015 em uma modalidade e nesta edição resolveu investir no atletismo. É o caso de Heryneya Katleen Bieseke, que cursa Edificações no Campus Vilhena e que no ano passado jogava futsal. “As outras meninas têm mais experiência na pista, elas correm muito. É difícil para mim que ainda não tenho muita técnica, mas eu chego lá”, disse confiante a aluna.