IFRO se solidariza com as famílias das vítimas da violência em ambiente escolar
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) manifesta seu profundo pesar e sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas dos ataques de violência em espaços escolares nas cidades de Blumenau (SC) e de São Paulo (SP), ocorridos nas últimas semanas.
Lamentamos imensamente a perda de vidas de crianças e da profissional da educação que foram alcançadas pela violência em um espaço que deveria ser seguro e acolhedor.
O IFRO, como todo espaço de educação, tem a missão de promover uma educação que seja pautada por princípios como a não violência e a cultura da paz, da igualdade, da inclusão e da diversidade. Por meio das nossas ações estimulamos o senso de comprometimento com o bem-estar do outro e a luta pela promoção de um ambiente escolar seguro para todos.
Ressaltamos, que a educação é um direito fundamental previsto no art. 205 da Constituição Federal de 1988, por isso, momentos como esse alarmam todas as instituições de ensino e consternados nos unimos para acolhimento dos que sofrem e reforçamos que atitudes violentas e o medo não podem ser tolerados em instituições de ensino.
A data 07 de abril é dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, momento em que toda sociedade é chamada a refletir sobre a temática. Por isso, hoje, o IFRO, compreendendo que os últimos acontecimentos despertaram em nossa comunidade um sentimento de preocupação, queremos aqui reforçar nosso comprometimento em discutir juntos o tema, com o intuito de promover ações efetivas que garantam um ambiente escolar mais seguro, que acolha nossos servidores e estudantes e evite ameaças semelhantes às ocorridas.
Redes Sociais