Alunos e servidores do IFRO  têm acesso às normas técnicas da ABNT

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 17h32 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 17h36

ABNT IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através do Campus Vilhena, renovou o contrato de prestação de serviços para acesso, via web, à coleção completa das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Como cortesia, a empresa disponibilizou o acesso às Normas Regulamentadoras (NRs), do Ministério do Trabalho relacionadas à segurança e medicina do trabalho.

A contratação foi firmada pela primeira vez em 2020 e desde então alunos e servidores do IFRO passaram a ter acesso às normas técnicas, independentemente de sua localização física, contribuindo significativamente na execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IFRO.

O acesso à ABNT Coleção está disponível através do link: https://www.abntcolecao.com.br/default.aspx ou através do link “ABNT” na tela inicial do SUAP. O login e a senha de acesso à plataforma devem ser solicitados nas bibliotecas dos campi ou para a Assessoria de Bibliotecas (ABIB), caso seja servidor(a) da Reitoria. Se houver dúvida sobre a plataforma, consulte o tutorial clicando aqui.

A disponibilização de Normas Técnicas vem atender a necessidade de automação dos serviços disponibilizados pelas bibliotecas do IFRO, pois oportuniza a toda a comunidade acadêmica o acesso à informação atualizada, através de fonte confiável e com rapidez na busca e recuperação da informação. Através da plataforma é possível realizar buscas em aproximadamente 10200 (dez mil e duzentas) normas técnicas e realizar download, caso desejar.

As Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são essenciais às instituições de ensino, pois são elas que fazem a normatização técnica em todo o país. “Devido às normas serem pagas, muitos estudantes e servidores têm dificuldades no acesso às normas atualizadas. Faz-se importante que o IFRO adquira a Coleção de normas técnicas para atender às diversas áreas em que atua e contemplar todos os cursos e níveis ofertados”, destaca a Assessora de Bibliotecas do IFRO, Roseni Santos Rodrigues.ABNT IFRO

Com relação às NBRs para trabalhos acadêmicos, elas possibilitam a padronização dos trabalhos, artigos, relatórios institucionais, contribuindo assim para parâmetros de avaliação e de sistematização de documentos institucionais. "Atualmente utilizo as NBRs para normalização de trabalhos acadêmicos, avaliação de TCC e dissertações, na exigência de padronização de documentos institucionais como Relatórios Técnicos e de Pesquisa, Projetos Pedagógicos de Curso e demais tipos de documentos utilizados na instituição, visando também uma identidade visual", afirma Gisele Caroline Nascimento dos Santos, Pedagoga da Reitoria.

O professor Júlio Henrique da Silva Lopes, do Campus Guajará-Mirim, corrobora dizendo que as normas técnicas “são de extrema importância para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, pois elas estabelecem regras e padrões tanto para a apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos quanto para as atividades práticas, já que elas também estabelecem regras e padrões para a execução de experimentos e ensaios, bem como para a realização de medições e testes em diversas áreas e projetos. Essas normas definem aspectos e outras diretrizes para a elaboração de trabalhos e projetos de forma clara e objetiva sendo de fundamental importância que o estudante conheça e siga tais padrões”.

A docente Tainá Cunha de Aguiar, do Campus Guajará-Mirim, afirma que utiliza com frequência nas aulas práticas de química analítica, buscando protocolos ABNT NBR de análises químicas. “As normas são muito importantes pois compilam e padronizam protocolos sólidos de análises e avaliações de processos, em diferentes áreas: indústria, comércio, educação, administração”, informa.