Com investimento superior a R$ 500 mil, Centro de Inovação Tecnológica é inaugurado no IFRO Zona Norte

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h49 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h49

20230324 2000300Foi inaugurado o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. A cerimônia ocorreu em 24 de março, com a presença de autoridades e comunidade do IFRO. O espaço multifuncional, que agrega o FabLab ou espaço maker e o Laboratório de Gestão e Negócios, teve o investimento de aproximadamente de R$ 515.000,00, sendo R$ 216.983,00 provenientes da bancada federal, no mandato da Deputada Federal Mariana Carvalho em 2019-2023, e R$ 298.263,87 na estrutura física oriundos do orçamento extra descentralizado do IFRO/Reitoria para o campus.

Em sua fala, o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, enfatizou que o trabalho realizado é pensado para atender aos alunos. Para ele, a entrega do novo CIT representa na prática a integração das áreas que reúnem o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a administração.  “São por eles que nós, servidores públicos e vocês pessoas compromissadas, trabalhamos. É por eles que temos a honra de entregar um espaço desse em uma instituição pública. É um espaço que também está presente nas nossas outras unidades. Cada campus nosso tem um espaço desse, cada um voltado para uma especificidade e para atender à realidade e arranjo produtivo local. O Zona Norte é voltado para a prestação e gestão de serviços. Aqui tem o curso de Gestão Pública, de Gestão Comercial, de Informática, que aprimoram serviços que queremos contribuir para a eficiência das instituições públicas e privadas”.

Segundo a Diretora-Geral do Campus Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, “esse é um dia muito importante para a nossa comunidade porque inauguramos o Centro de Inovação Tecnológica ‘Eficiência em Gestão’. Inicialmente agradecemos a todas as servidoras e aos servidores que atuaram diretamente nas comissões de planejamento, agradecemos também as equipes do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração pelo engajamento nos processos de aquisição e montagem desse espaço lindo que hoje entregamos à comunidade estudantil. Um espaço que irá proporcionar parcerias, projetos e muita criatividade. Nossos agradecimentos à Mariana Carvalho e ao Deputado Maurício Carvalho pela emenda parlamentar que tornou viável a construção do CIT e que agora, devolvemos com muita responsabilidade à sociedade porto-velhense”.

Durante a cerimônia, Mariana Carvalho comemorou a concretização do espaço planejado enquanto exercia o mandato em Brasília. Ela afirmou que “precisa incentivar e, principalmente, ter condições de deixar recursos e ter aqui capacidade técnica e pessoas envolvidas para fazer os recursos saírem do papel e na prática serem entregues”. Agora, no mandato de seu irmão Maurício Carvalho, ela diz que o apoio continua.

Maurício Carvalho que também esteve presente durante o evento de entrega afirmou: “vai levar muito aprendizado para os alunos do IFRO”. O “CIT Eficiência em Gestão” da unidade Porto Velho Zona Norte atende à área de Gestão e Comunicação e aos cursos ofertados nos eixos tecnológicos de sua vocação alinhados aos arranjos produtivos locais. Também propõe o desenvolvimento de pesquisa e inovação por meio de projetos capitaneados pelo IFRO, em parceria com demais instituições públicas e privadas.

O “CIT Eficiência em Gestão” possui equipamentos e máquinas como: computadores, software para análise de decisões gerenciais; impressora colorida, Kits de robótica educacional com uso do EV3 da lego, Kit Lego EV3, kits Raspberry Pi, Cortadora a laser, impressora 3D, lousa interativa, TV smart 55' e móveis para suporte e atendimento.

Implantados nos campi da instituição desde 2020, os CITs possuem objetivo de articular ações para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com base nas demandas das cadeias produtivas locais, regionais e nacionais. Para a instituição, a Rede de Centros de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia é caracterizada como ambientes colaborativos, para a difusão do conhecimento, prospecção de demandas e desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para o fortalecimento das comunidades e dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, por meio de ações integradas entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com foco na sustentabilidade.

• 20230324_2000300
  • DSC_8588