Vôlei de praia e futsal lideram em número de atletas

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 23h17 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2016, 12h19

BRN6683As modalidades esportivas de vôlei de praia e futsal, na categoria masculina, foram as competições com mais equipes inscritas e atletas participantes, na 5ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO). Todos os 8 campi do IFRO possuem atletas que estão disputando uma vaga para os Jogos do Instituto Federal Etapa Norte (JIFEN), que acontece em Manaus na próxima semana, entre os dias 26 a 31 de agosto.

Os alunos do Campus Colorado do Oeste venceram todas as disputas até o momento e mantiveram os treinamentos desde o final dos jogos do ano passado, em que foram vice-campeões na etapa nacional. “O voleibol no IFRO está sendo um marketing para a instituição. Eles ficam sabendo que num determinado campus aquela modalidade é mais forte e acabam escolhendo por isso”, ressaltou Viviane Horn, professora de educação física do Campus Colorado do Oeste.

A experiência no esporte e em competições é fundamental para um bom resultado nos jogos. “Nós estamos treinando desde o começo do ano. Participamos de muitos torneios e estamos com entrosamento bom”, destacou Artur Caetano, aluno de licenciatura em biologia do Campus Colorado do Oeste. Segundo ele, a expectativa é de disputar novamente outras fases dos jogos pelo instituto. “O nível dos competidores lá é muito bom, nós jogamos ano passado contra um time do Rio de Janeiro”, afirmou ele.

Número de atletas é maior no futsal masculino

O futsal masculino possui 70 atletas participando com jogadores de alto nível. “Com mais atletas gera mais competições. Os alunos tem mais vontade de participar, e isso contribui para o nível das disputas”, analisou Amisley Araújo, professor de educação física do Campus Ariquemes. Segundo ele, os alunos costumam ter mais facilidade por terem melhor aprendizado no esporte. “Normalmente eles vêm com conhecimento tático e técnico suficiente para jogarem”, acrescentou o professor.

O estudante, Caique Augusto, é atleta do Campus Ariquemes e aluno do curso de informática. Ele está participando do JIFRO pela segunda vez e estava se preparando para enfrentar a equipe de Ji-Paraná. “Nós trouxemos muitos jogadores, e é bom, para não ter cansaço nós revezamos, e cada um pode fazer um pouco”, disse.

O time de futsal do Campus Porto Velho Calama foi vice-campeão do JIFRO em 2015. Segundo o professor de educação física do campus, Guido Gueto, a paixão pelo futebol atrai muitos atletas para esta modalidade. “O futebol é paixão nacional e nas escolas não seria diferente, acho que por isso a inscrição é maior. [...] Todo mundo conhece e tem outros que tem aptidão maior para o futsal. E isso se reflete nos jogos”, afirmou.

A preparação para o JIFEN já está acontecendo, pois os atletas escolhidos e vencedores já viajam na próxima semana. “Inclusive tem a possibilidade de montar a seleção do Estado. Não é necessariamente a equipe que ganhar que vai levar todos os atletas. Quem for campeão pode escolher e montar a seleção de Rondônia, que vai mais forte”, finalizou Guido.

• IMG_2261
  • IMG_2265