Novos manuais de estágio do IFRO já estão disponíveis para acesso

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 18h35 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 14h00

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) comunica que os novos manuais de estágio já estão disponíveis para acesso no Portal Institucional. Podem ser acessados, via SUAP, o Manual para as Coordenações de Integração, Escola, Empresa e Comunidade (CIEECs), para os estagiários, para os orientadores, para os supervisores, e para os concedentes de estágio.

Os manuais de estágio foram elaborados tanto em virtude do novo Regulamento de Estágio quanto do novo Módulo de Estágio no sistema SUAP, que passou por inúmeras mudanças no decorrer de 2022. “Agora em 2023 temos um sistema totalmente digital, que veio para facilitar o dia a dia dos envolvidos no estágio e com outras vantagens para o IFRO e sociedade, como, por exemplo, na  redução de custos  com impressão de papel, no desperdício de material, colaborando com ambientes mais sustentáveis”, destaca o Pró-Reitor de Extensão, Aremilson Elias de Oliveira.

Com os manuais ficará mais fácil a operacionalização e utilização do Módulo de Estágio no SUAP. “Na prática, quando uma das CIEECs cadastrar o estágio  no sistema, todos os envolvidos receberão links e poderão assinar os documentos digitalmente, dessa forma não precisarão fazer upload dos documentos e nem imprimir”, ressalta a Coordenadora  de Integração Ensino e Sociedade, Ghueisa Silva  Ribeiro.

Sobre o Estágio no IFRO

O Estágio é um ato educativo desenvolvido no ambiente produtivo, que tem o objetivo de preparar o aluno para o trabalho e para a cidadania plena, assim como proporcionar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, tendo como resultado uma reflexão real e inovadora dos emergentes cenários socioeconômicos.

O estágio é um complemento do aprendizado para estudantes de ensino médio, da educação profissional técnica de nível médio, educação especial, dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e do ensino superior, é regido pela Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Atualmente, o IFRO possui 945 parcerias de estágio, formalizadas por meio de Termo de Convênios de Estágio e Termos de Compromisso de Estágio. E além de enviar alunos para estágios em outras instituições e empresas, o IFRO também recebe estagiários de outras instituições. “O aluno que ingressa no IFRO vindo de outras instituições, que ainda não fez o estágio, deverá seguir a nossa regulamentação vigente. O estágio de alunos de outras instituições é acompanhado pela DGP, na Reitoria, e pela CGP, nos campi”, informa Ghueisa.