Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Novas notícias dos estudantes do IFRO que foram excelentes na Redação do ENEM

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 10h42 | Última atualização em Sábado, 25 de Março de 2023, 18h07

Destaques ENEM 2022E a comemoração pelas boas notas continua institucionalmente, já que de norte a sul de Rondônia os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) alcançaram excelentes resultados. O empenho dos alunos, que durante sua formação contaram com apoio do corpo docente e técnico instituição, trazem resultados que poderão oportunizar outras conquista na vida de cada um, bem como o orgulho na rede federal de educação tecnológica de os terem como egressos de sucesso.

O formulário da Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom/IFRO) recebeu vários contatos, contribuindo para divulgar nas redes sociais oficiais da instituição com o mote de que “somos todos um só time!” e de que no IFRO se promove uma educação que transforma. A primeira matéria sobre o tema foi publicada neste link, agora se divulgam outras notas que os egressos obtiveram na prova de Redação no Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio).  

Concluinte do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio no Campus Porto Velho Calama, Érica Cardoso de Paiva Santana, tirou 980. “Os ensinamentos do Professor Marcos foram essenciais nesse processo. Agradeço também a todo o apoio docente”, reconhece. Também do Campus Calama, Laura Beatriz Teodorio Teixeira (Informática/Integrado/Porto Velho Calama) alcançou 940: “Estou muito feliz com minha nota de redação. O Professor Marcos ajudou bastante com seus aulões de redação à noite”.

Com nota 960, Kelly Odete Pereira da Silva (Eletromecânica/Integrado/Vilhena) diz ter feito a experiência logo no início do curso. “Em 2020, no meu primeiro ano, eu fiz como treineira. Em 2021, eu não fiz [Enem] por causa da pandemia. Em 2022, fiz valendo mesmo, eu havia me preparado e estava relativamente ‘pronta’ em comparação aos anos anteriores. O projeto ‘Oficina de Textos’, do Professor Moisés, me tranquilizou muito em relação à redação, juntamente com os aulões preparatórios organizados pelos demais docentes. Eu dei o meu melhor, por várias vezes, eu senti que não havia sido o suficiente, mas agora, creio que a participação e apoio da instituição foi essencial para meus resultados”.

 

Notas a comemorar

A felicidade diante do desempenho na Redação fez parte das comemorações das estudantes que concluíram o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, Maria Luiza de Souza Souto (Campus Porto Velho Calama) e Stella Ferreira Lopes Souza (Campus Vilhena). “O IFRO teve um papel importante para o alcance dessa nota. Os professores super capacitados e dedicados a contribuir para esses resultados. Em especial o Professor de Redação e Português Marcos Fonseca que ajudou nessa preparação da tão importante redação, e obrigada ao IFRO”, agradeceu Maria Luiza.

Para Stella, “apesar de todas as dificuldades do dia a dia consegui dar o meu melhor. Quero muito conseguir uma bolsa integral ou parcial, então estou bem confiante que dará tudo certo. Sou muito grata ao corpo docente do IFRO, que me deu todo apoio e organizou vários projetos para que os alunos obtivessem sucesso no Enem, eles foram cruciais para que adquiríssemos os ensinamentos”.

Do Curso Técnico em Agropecuária (Integrado/Colorado do Oeste), Christine Valendorff Rech e Willian Eduardo da Silva obtiveram nota 900. Christine está confiante em alcançar seu objetivo: “por meio da nota obtida no Enem pretendo ingressar na faculdade pública. O IFRO teve grande importância no meu resultado, em especial na redação, pois trabalhamos com isso durante todo o ano, mas tenho muito a agradecer a todos os professores que nos auxiliaram”. E Willian agradece à instituição e aos professores, mas ainda esperava ter tido mais ações específicas para o Exame Nacional. Para ele, “é fundamental pontuar que o aprendizado necessário para realização da prova do Enem com eficácia tem muito a melhorar dentro do plano de ensino do Instituto”.

Como a missão do IFRO está na educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, o ensino tem como direcionamento uma formação mais centrada do cidadão profissional do futuro, com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.

Entre os que preencheram o formulário de retorno do IFRO, cinco alunos responderam que tiraram 880 na Redação: Ana Luísa Santos Bongiolo (Técnico em Agropecuária/Integrado/Ariquemes), Gabriela Spibida Gauze (Técnico em Agropecuária/Integrado/Colorado do Oeste), Maria Alice Lima Orfanides (Técnico em Química/Integrado/Porto Velho Calama). Maria Gabrielly Oliveira Silva (Técnico em Comércio/Integrado/Jaru), e Anna Karoline de Souza Silva (Técnico em Química//Integrado/Ji-Paraná).

Ana Luísa diz ter ficado feliz e surpresa com sua nota na Redação, “a minha evolução se dá aos ensinamentos dos professores e esforços em nos ensinar da melhor forma possível. No IFRO eu tive ótimos ensinamentos e orientações, e irei levar pra sempre comigo”. Na declaração de Maria Alice, “o IFRO teve um papel fundamental na obtenção dessas notas, com servidores incentivando e promovendo aulões com o intuito de acrescentar no conhecimento do aluno, apesar de esse não ser o foco da instituição, todos estavam sempre aptos a acolher e ajudar nesse processo tão delicado e difícil”.

Comemorando sua nota, Gabriela Gauze avalia que “o papel do IFRO foi inegável, pois mesmo que a pandemia tenha prejudicado bastante o aproveitamento dos dois primeiros anos, o ensino da base comum foi, no geral, de muita qualidade, o que proporcionou um bom desempenho na prova. Destaco a importância do projeto oficina de textos, que ajudou muito a melhorar minhas redações. Também acredito que a participação na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) me fez aprimorar a capacidade de interpretação de texto, pensamento crítico, e proporcionou muitos conhecimentos valiosos. Só tenho a agradecer pelo tempo que passei no IFRO, e por todos os conhecimentos e memórias que me proporcionou”.

A observação feita por Maria Gabrielly é que “o único meio de estudo para esse exame foi a escola, então o papel do IFRO na minha nota é diretamente significativo”. Anna Karoline concorda e diz que o sentimento é de gratidão, “eu não esperava por este resultado, me chocou muito, o IFRO me ajudou muito a me preparar para situações como esta e uma professora de português dedicou tudo de si para que eu alcançasse este resultado”.

 

Mais comemorações

Olga Verônica de Andrade Silva (Técnico em Informática/Integrado/Ji-Paraná) e Bruna Dahmer da Silva (Técnico em Edificações/Integrado/Vilhena) alcançaram 860 na Redação. Dizendo-se surpreendida com o resultado, Olga destaca que o “IFRO teve um papel importantíssimo nessa parte, principalmente pelas aulas de Língua Portuguesa que eu tive ano passado, foram maravilhosas e me ensinaram muito!”.  Da mesma maneira Bruna diz que a instituição a auxiliou muito em relação ao Enem, em especial na redação. “Agradeço por ter feito parte dessa instituição que me ajudou muito em questão de conhecimento”, afirmou.

Ao analisar a nota alta na Redação, Ricardo Fortunato Cordeiro de Oliveira (Técnico em Química/Integrado Porto Velho Calama) diz que “o IFRO foi de extrema importância para o meu bom resultado na redação mais esperada do Brasil, aprendi muito com o Instituto e espero que outros também”. Ele mais Samuel Souza Duarte Torres (Técnico em Química/Integrado/Ji-Paraná) e Natália Saldanha Balbinot (Técnico em Agropecuária/Integrado/Colorado do Oeste) tiraram 840.

A satisfação da conquista, depois de um ano de 2022 atribulado, traz satisfação para todos. “Depois de tudo, ver essas notas faz eu me sentir orgulhoso pelo resultado de meu esforço. Acredito que o IFRO foi fundamental nesse processo, desde os professores altamente capacitados que se disponibilizavam para tirar dúvidas, resolver questões e ensinar o modelo de redação exigido, até os amigos que sempre me incentivavam e me ajudavam seja montando grupos de estudo e de revisão das questões de provas anteriores ou aulas com explicação do conteúdo”, diz Samuel.

Além da Redação, Natália tirou a excelente nota de 706 em Matemática e suas Tecnologias. “Gostei dos meus resultados, principalmente em Matemática e em Redação, as demais disciplinas não me deixaram satisfeita, mas estou convicta que fiz o que pude. O Enem é uma prova que tem o efeito de missão impossível nas nossas cabeças por três anos, e é gratificante passar por isso, ainda mais com o apoio de professores e professoras tão inteligentes e atenciosos”.

Camilla Negrello Rossarolla (Técnico em Agropecuária/Integrado/Colorado do Oeste), Sabrina Batistello (Técnico em agropecuária/Integrado/Colorado do Oeste) e Mônica Lima Silva (Agroecologia/Integrado/Cacoal) tiveram nota 820. “O IFRO abre portas para todos, da mesma forma que ajuda a tornar possível os sonhos”, ressalta Sabrina.

Camilla agradece ao Professor Warley que a ajudou a obter uma boa nota na redação, promovendo “aulas e projetos incríveis”, e ao IFRO “por ser essa instituição maravilhosa com profissionais que nos ajudam a alcançar nossas metas”. E conforme Mônica, “o Instituto Federal deu inúmeras aulas gratuitas e apoiou os alunos”, contribuindo com seu aprendizado.

E para concluir a homenagem a todos que fizeram o último Enem, aos que vão fazer novamente, e aos que em 2023 o fazem pela primeira vez, há mais duas histórias a serem contadas, ambas do Curso Técnico em Agropecuária             Integrado ao Ensino Médio do Campus Colorado do Oeste. Maria Angélica Araújo Guimarães e Maria Eduarda de Oliveira Crist, que tiveram nota 800 na Redação.

“O IFRO foi fundamental em todo o meu processo de desenvolvimento pessoal e educacional, sou muito grata por todas as oportunidades que o Instituto me proporcionou. Sem dúvida alguma entrar no Instituto Federal Campus Colorado do Oeste foi a melhor decisão que já tomei em minha vida”, fala Maria Angélica, mostrando estar extremamente feliz com os resultados no Exame Nacional.

Depois dos três anos de curso, Maria Eduarda Crist viu o resultado do seu empenho. “Mesmo com a carga horária exaustiva e com pouco tempo para estudar para o Enem especificamente, a minha trajetória no IFRO foi essencial para que eu alcançasse essas notas. Ofereço um destaque especial para a Olimpíada Nacional de História do Brasil com a Professora Marciane de Souza, que me ajudou a desenvolver a interpretação e senso crítico para responder as questões da prova de humanas e o projeto Oficina de Textos com o Professor Warley Campos, no qual eu tive o privilégio de ser uma das bolsistas. Auxiliou não somente eu, mas diversos alunos do campus a terem as habilidades necessárias para escrever uma boa redação”.

Com as demais notas, incluindo os 727.7 em Ciências Humanas e suas Tecnologias e os 741.7 em Matemática e suas Tecnologias, Maria de Oliveira Crist fez a sua média de notas no último Enem chegar a 712.84 pontos. “Estudar em uma instituição com profissionais altamente capacitados e com uma infraestrutura incomparável no estado (e talvez na região) foi um privilégio que eu tenho certeza que influenciará toda a minha carreira acadêmica, e eu espero que essas oportunidades sejam expandidas de modo que essa educação seja acessível para todos os alunos”, finaliza.

 

Exame Nacional

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. No ano passado, as provas regulares foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, com 3.396.632 pessoas inscritas em todo o Brasil nas duas versões do exame (impressa e digital).

Em 2022, no primeiro dia de prova, além da redação, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. E no segundo dia, os participantes fizeram as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.