Atletas do IFRO participam do JIFRO

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2016, 16h22 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2016, 09h43

ifro 04

Mais de 470 atletas disputam a principal competição esportiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), envolvendo os 8 campi de todo o Estado. A 5ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO) será realizada em Ji-Paraná, entre os dias 16 a 20 de agosto, com 10 modalidades esportivas, que acontecerão em 5 localidades distintas no município. A cerimônia de abertura iniciará às 19h30 no dia 16 de agosto, no ginásio do Campus Ji-Paraná.

Basquete, handebol, vôlei, futebol de campo, futsal, vôlei de praia, xadrez, judô, tênis de mesa e atletismo são os esportes disputados nos 5 dias de competição. Os vencedores representarão o IFRO nos Jogos do Instituto Federal Etapa Norte (JIFEN) que acontece em Manaus, entre os dias 26 a 31 de agosto, que também valem vaga para a etapa nacional que será em outubro deste ano.

O JIFRO terá disputas no próprio campus, no Ginásio Adão Lamota, no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza, no Estádio Municipal Biancão e na Academia Ji-Paraná Club.

A cerimônia de abertura terá além de apresentações culturais, envolvendo também a comunidade externa, o desfile das 8 delegações dos campi do IFRO. “A ideia principal é de inclusão trazendo a comunidade para participar e fazendo esta relação entre escola e comunidade”, afirmou Nilza Maria Pereira, professora de educação física do Campus Ji-Paraná e presidente da comissão técnica do JIFRO.

O envolvimento dos alunos com a organização do JIFRO proporciona aprendizado e integração de outras disciplinas. “Estão todos envolvidos de certa forma, isso agrega valores com a participação e junção de diferentes áreas. Eles estão organizando as atividades recreativas, e esse é um aprendizado para a vida, pois estão vendo como funciona um evento”, ressaltou a professora.

A prática esportiva é uma forma de unir os alunos e também ampliar o contato entre os campi. “O esporte tem este aspecto agregador. E no IFRO tentamos dar esse cunho de integração. Além disso, buscamos este caráter inclusivo com os nossos alunos, não apenas buscando uma competição, mas uma forma de participação do maior número de estudantes”, explicou Diego Carlos de Oliveira, presidente da comissão geral organizadora do JIFRO.

Segundo ele, toda a equipe organizadora está muito empenhada para a realização de um grande evento, tendo o IFRO realizado a aquisição de alguns materiais e melhorias em infraestrutura. “Esses investimentos serão importantes para a melhor qualidade do ensino e da prática esportiva”, destacou. Para o JIFRO houve aquisição de novas tabelas de basquete, placar eletrônico, além da reforma da quadra de areia e reforma do piso da quadra.