Propesp IFRO sensibiliza associação de comunidade acadêmica à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 08h21 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 08h22

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) sensibiliza a comunidade acadêmica (servidores e alunos) a se associarem à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Dany Roberta Marques Caldeira, além dos filiados que já existem, serão necessários mais 30 para transformar a representação (provisória) de Rondônia em secretaria (permanente). “Reativar uma Secretaria Regional em Rondônia pode ajudar com a capilaridade e efetividade das atividades de divulgação e popularização da ciência da SBPC, que muito podem beneficiar a sociedade local”, destaca a gestora.

Dany reforça também a importância da união das instituições do estado para mostrar que Rondônia produz ciência. “Com a Secretaria Regional no Estado poderemos catalisar uma soma de esforços para estruturar e fortalecer o sistema de ciência, tecnologia e inovação local, além de criar oportunidades para a cooperação entre as instituições de Rondônia”, complementa.

“Uma Secretaria Regional da SBPC em Rondônia também pode ajudar a dar visibilidade não apenas à produção científica local, através das publicações da SBPC, mas também ser o vetor pelo qual a comunidade local poderá ecoar suas movimentações em defesa da ciência, meio ambiente, educação, democracia e direitos humanos”, reforça a secretaria da SBPC à reportagem.

Para se associar é necessário preencher um formulário disponível em http://portal.sbpcnet.org.br/socios/associe-se/,  informar os dados pessoais e efetuar a anuidade 2023. A SBPC é uma sociedade aberta e possui uma vasta experiência na defesa da democracia, e também nas lutas políticas importantes no Brasil desde sua fundação. Além disso, é uma entidade que luta pelo avanço científico e tecnológico e pelo desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

“Temos certeza de que a SBPC dá peso e respaldo às várias demandas que temos, neste momento, do País, da Amazônia e de nosso Estado. Uma representação da SBPC também aumenta as chances de capilaridade das ações de popularização e divulgação da ciência da SBPC, tais como o Programa SBPC vai à Escola e o Prêmio Carolina Bori, que em muito podem beneficiar a comunidade local”, informa Dany.

Mais informações sobre a SBPC podem ser consultadas em: https://youtu.be/GvE4DI1_2hg