Publicados editais para servidores institucionalizarem projetos de pesquisas desenvolvidos em 9 campi do IFRO

Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 11h20 | Última atualização em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 11h22

Dois editais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foram publicados para fluxo contínuo de institucionalização de projetos de pesquisa. Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), ambos são sem concessão de auxílios. A validade é para os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte, Guajará-Mirim, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Dany Roberta Marques Caldeira, um dos editais é para a institucionalização de projetos de pesquisa com participação de servidores do IFRO, como coordenadores ou colaboradores, que foram aprovados em editais de agências externas à instituição e/ou que estão relacionados a cursos de capacitação de servidores (graduação, pós-graduação). Já o outro edital é para propostas e institucionalização de novos projetos de pesquisa sem a concessão de recursos financeiros.

A submissão de projetos e documentação de cada proposta deve ocorrer até o 15º dia de cada mês, no período de março a novembro de 2023. Os Departamentos de Pesquisa de cada unidade é que irão realizar os procedimentos de verificação de documentação, conforme especificado em cada edital. As propostas de projetos, seus anexos e a documentação requerida, deverão ser enviados por meio eletrônico em arquivos individuais, em formato PDF para o e-mail de cada campus:

Edital 2/2023

O Edital 2/2023 é de institucionalização de projetos de pesquisa aprovados em editais externos ao IFRO e/ou de servidores que participam de cursos de capacitação, sem concessão de bolsas ou de auxílios financeiros aos pesquisadores. O primeiro objetivo é de institucionalização de ações que sejam provenientes de aprovação em agências de fomento externas à instituição ou que fazem parte de cursos de capacitação realizados por servidores (projetos de trabalhos de conclusão de cursos, dissertações ou teses).

Os demais objetivos envolvem contribuir para a formação científica de recursos humanos para a pesquisa; promover o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores com vistas a propor alternativas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino e para a transferência de tecnologias para a sociedade; e consolidar a pesquisa e favorecer a comunicação científica de modo a promover o desenvolvimento científico em Rondônia.

Neste edital, o e-mail deve ser enviado com o campo “assunto” constando o nome do coordenador da proposta/Edital 02/2023. A documentação solicitada é o projeto de pesquisa no modelo ou formato exigido pela agência de fomento ou instituição de ensino, da forma em que o mesmo foi elaborado e aprovado; os anexos e apêndices que compõem a proposta de projeto de pesquisa original (como planos de trabalho, termos de compromisso, pareceres de comitês de ética, entre outros documentos); e o comprovante de aprovação do projeto de pesquisa.

Para o coordenador, entre outros requisitos, é preciso ser servidor efetivo do IFRO no campus onde se registra a solicitação; possuir Currículo Lattes atualizado no período de 30 dias anteriores a submissão da proposta; e pertencer a grupo de pesquisa vinculado ao IFRO, certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq. No caso do pesquisador iniciante, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso regular de nível médio ou superior ofertado pelo IFRO; possuir Currículo Lattes atualizado; demonstrar potencial interesse na carreira de pesquisador; cumprir integralmente as atividades relativas ao projeto de pesquisa, previstas no plano de trabalho apresentado no ato da submissão; e estar em dia com as obrigações acadêmicas e científicas do IFRO.

Para ler o Edital 2/2023/REIT-PROPESP/IFRO completo, clique neste link.

Edital 3/2023

O outro edital que foi tornado público engloba a seleção interna de propostas e institucionalização de novos projetos de pesquisa sem a concessão de recursos financeiros no âmbito dos 9 campi (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte, Guajará-Mirim, São Miguel do Guaporé e Vilhena). Podem participar propostas inéditas de projetos de pesquisa e/ou inovação tecnológica a serem desenvolvidas, no mínimo, em doze meses de execução, e com participação obrigatória de discentes, podendo ser até dois pesquisadores iniciantes colaboradores, da mesma ou de diferentes modalidades de ensino, e um servidor colaborador como coorientador.

Na segunda quinzena de cada mês caberá ao Departamento de Pesquisa de cada campus realizar os procedimentos de verificação de documentação e avaliação das propostas homologadas. Durante o período de submissão de propostas dos editais de fomento de iniciação científica e tecnológica do Programa Institucional de Pesquisa (PIP), ficam suspensas a submissão ao Edital 3/2022. Neste período, as propostas devem ser submetidas aos editais do PIP/IFRO (ou deverão aguardar e serão avaliadas no mês posterior).

No “campo” assunto do e-mail deverá constar o nome do coordenador da proposta/Edital nº 3/2023, incluída a documentação solicitada no edital, com a proposta de projeto; cópia de documentos dos participantes; parecer favorável de Comitê de Ética em Pesquisa, em caso de pesquisa envolvendo seres humanos ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), em caso de pesquisa envolvendo animais; plano de trabalho individual de todos os participantes; e o termo de compromisso dos estudantes colaboradores deve ser entregue em até 5 dias úteis após a aprovação do projeto.

Para ler o Edital 3/2023/REIT-PROPESP/IFRO completo, verificar os requisitos para coordenadores e pesquisadores iniciantes ou demais informações, clique neste link.