Renovação com a Reamec ampliará capacitação de servidores

Publicado: Domingo, 14 de Agosto de 2016, 19h41 | Última atualização em Domingo, 14 de Agosto de 2016, 19h41

10369dd9 16ba 4af2 9cf7 3397cbc42d98Na semana passada o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinou um novo convênio com a Rede em Educação em Ciências e Matemática (Reamec). A renovação aconteceu durante a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com objetivo de permanência e ampliação da capacitação dos servidores por meio vagas abertas para mestrado e doutorado nas áreas afins.

Os participantes fazem parte da Amazônia Legal. Ao todo sete Institutos Federais (IFs) assinaram o termo de adesão para integrar a rede que proporciona oferta de vagas para capacitação. “Na região norte é difícil à parceria com instituições que atendam a Capes [Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] para oferta de Minter [Mestrado Interinstitucional] e Dinter [Doutorado Interinstitucional]”, afirmou Uberlando Tiburtino Leite, reitor do IFRO.

Esse convênio é promovido pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e seus polos, e o número de servidores aprovados por instituição conta com apoio financeiro. “Atualmente o IFRO possui 8 servidores participantes do doutorado em educação em ciências e matemática”, relatou Gisele Caroline Nascimento dos Santos, coordenadora de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp).

A renovação permite o alcance dos objetivos institucionais com o cumprimento de uma das metas, que é justamente o investimento em capacitação. “Sem que os servidores precisem ir para outras regiões e reduzindo o custo. Além disso, o servidor não precisa de afastamento”, finalizou o reitor.