Parceria com a Unesp promove seleção para segunda turma de Doutorado em Educação

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 15h21 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 15h21

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) podem concorrer à seleção do Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação do Campus de Marília da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). A parceria com a instituição paulista é referente ao Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), acordado entre a Unesp e o IFRO. Essa será a segunda turma de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, a primeira turma foi a de 2018.

As inscrições podem ser feita no período de 3 a 30 de janeiro de 2023. A parceria objetiva a qualificação de 20 servidores docentes e técnicos-administrativos do IFRO no curso de pós-graduação stricto sensu. As aulas presenciais ocorrerão ao longo do ano de 2023, com início no primeiro semestre, em Porto Velho (RO). Segundo divulgação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), o edital foi disponibilizado para acesso neste link.

A Coordenadora de Pós-Graduação (Propesp/Reitoria/IFRO), Michele Gomes Noé da Costa, explica que a formação de turmas de doutorado visa à qualificação de servidores do IFRO no curso stricto sensu, dentro de uma parceria bem-sucedida entre as instituições. “A primeira turma, com atividades iniciadas em 2018, foi extremamente exitosa em sua realização, formando 18 novos doutores em Educação para o estado. Com isso, e a partir da demanda e compromisso institucional de elevação dos índices de qualificação de servidores em áreas estratégicas do IFRO, e ainda considerando que o curso apresenta excelência na área com Nota 6 CAPES, demos continuidade a parceria para nova turma”.

“A cooperação permite a formação de doutores para além dos centros consolidados de ensino e pesquisa, além de apoiar a formação de docentes e corpo técnico para diferentes níveis de ensino, nas diversas linhas de atuação institucional e cursos oferecidos, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, fortalecimento de grupos de pesquisa e contribuir diretamente para verticalização do ensino no IFRO, analisa Michele.

Conforme a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Dany Roberta Marques Caldeira, “o Doutorado em Educação foi mencionado muitas vezes na pesquisa de interesse recentemente elaborada pela equipe Propesp. Sendo, portanto, a celebração da parceria o momento em que se efetiva parte dos anseios dos servidores e o planejamento da instituição para os próximos anos”.

Mais informações, no site do Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação da Unesp/Marília, neste link.