Estudantes do IFRO participam de Seminário Nacional da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 16h05 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 16h24

Representante do IFRO na FENET 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi representado no Seminário Nacional da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), que ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, em São Paulo (SP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Paulo. O evento reuniu mais de 200 lideranças estudantis representando 16 estados brasileiros, dentre elas, três do IFRO.

Do IFRO, participaram os estudantes Paulo Vinicius de Jesus Frederico do Campus Jaru, Maria do Campus Colorado do Oeste e Márcio Murilo Silva do Campus Guajará-Mirim, este último eleito para a diretoria da Fenet em Rondônia, representando o estado nas discussões nacionais.

O Seminário se posicionou contra as Privatizações e em Defesa do Orçamento da Educação, tendo como principal objetivo, conforme a Coordenação Geral da Fenet, “organizar as lutas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para o próximo período, abraçando o desafio de ser o primeiro evento do movimento estudantil nacional realizado após as eleições, especialmente debatendo a necessidade de aumentar o orçamento para os Institutos Federais”.

Márcio Murilo Silva, que estuda o Curso Técnico em Enfermagem no Campus Guajará-Mirim e é Presidente do Grêmio Estudantil da unidade destaca que foi de suma importância participar do Seminário Nacional da Fenet. “Fui eleito pela plenária o Diretor por Rondônia, onde buscaremos fortalecer cada vez mais o movimento estudantil no nosso estado dentro dos nossos dez campi existentes, e levar a voz dos estudantes rondoniense e dizer que não aceitamos que a Educação seja negociada! Nossa meta será unificar os nossos grêmios estudantis em defesa da nossa educação, para que não parem nossos projetos, bolsas e auxílios”, explica o discente, que agradeceu a diretoria do Campus de Guajará-Mirim, “que não mediu esforços para garantir nossa participação, o Reitor Edslei e a Diretora de Assuntos Estudantis Rose que nos apoiaram do início ao fim, em especial aos colegas do Campus Jaru e do Campus Colorado do Oeste que participaram do seminário e contribuíram de for excepcional”.

Sobre a FENET

A Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) foi fundada em 2011 e trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que representa os estudantes de ensino técnico em todo o Brasil. Durante sua trajetória, vem realizando debates, encontros e seminários que discutem a Educação Técnica no Brasil. Além das discussões em torno das Escolas Técnicas, a entidade tem um histórico de lutas em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, do fim do preconceito racial, social e de gênero, da Soberania Nacional e da inserção da juventude na vida política do país através de debates.

• Representante_do_IFRO_na_FENET_1
  • Representante_do_IFRO_na_FENET_2