IFRO reforça medidas preventivas de contenção da covid-19 em suas unidades

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 13h49 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 14h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio de sua Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho, publicou uma nova Nota Técnica sobre a manutenção de medidas preventivas contra a covid-19 no âmbito da instituição. O documento, divulgado na manhã desta sexta-feira (02 de dezembro), reforça o incentivo à vacinação e à adoção de medidas não farmacológicas necessárias na prevenção e controle da doença, tendo em vista a alteração do cenário epidemiológico das últimas semanas.

A nota RECOMENDA o esquema vacinal completo, com especial atenção às doses de reforço, conforme orientações do Ministério da Saúde para cada grupo populacional, incluindo crianças e adolescentes; o uso de máscara em ambientes fechados e com aglomerações; a testagem de sintomáticos nos demais pontos de testagem estabelecidos pelas Secretarias de Saúde de cada município ou por meio do autoteste de covid-19 e o isolamento de sintomáticos e confirmados para covid-19.

O documento evidencia, ainda, a necessidade de MANTER salas de aulas e laboratórios bem ventilados, sempre que possível, priorizando a ventilação natural nos ambientes; medidas de prevenção e controle para covid-19, como, higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória nas dependências do IFRO; notificação no Sistema Unificado de Saúde/SUAP (módulo saúde) - Informe de Doença e Vacinas Covid-19-Comunidade IFRO, por parte dos estudantes e servidores com sintomas e/ou casos confirmados.

A Nota Técnica nº 2/2022/REIT- CGAB/REIT estabelece também as medidas a serem tomadas em casos de Testagem positiva para covid-19 e para os casos suspeitos da doença. O documento pode ser acessado de forma integral no link: https://portal.ifro.edu.br/component/content/article?id=9844

Junto à Nota Técnica também foi publicada a Portaria nº 2151/REIT- CGAB/IFRO, que revoga os protocolos de combate à covid-19 do IFRO determinados nas Portarias nº 98/REIT - CGAB/IFRO, de 27 de janeiro de 2022 e alterações posteriores e as respectivas alterações no Plano de Contingência do Instituto Federal de Rondônia para a Retomada das Atividades Presenciais no contexto da Pandemia da covid-19, 4ª versão de 22/02/2022. O documento pode ser lido na íntegra em: https://portal.ifro.edu.br/component/content/article?id=9844

“Considerando o aumento de registros de casos de covid-19, faz-se necessário o reforço nas medidas de profilaxia para evitar o avanço da doença. Nesse sentido, em diálogo com a Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho, composta por servidores da área, com atuação nos campi e Reitoria, a Nota Técnica nº 2/2022/REIT - CGAB/REIT, surge no sentido de atualizar os protocolos institucionais, visando a segurança dos nossos alunos, professores, técnicos e colaboradores e reforça a importância do esquema vacinal completo e da utilização de máscaras em ambientes fechados”, destaca o Reitor Pro Tempore, Edslei Rodrigues.