Estudantes recebem palestra sobre o Enem

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 18h27 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 18h41

ifro 03O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) aderiu ao Movimento Rondônia pela Educação iniciando uma série de palestras com o tema Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os alunos da rede pública. Cerca de 30 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Oswaldo Piana participaram hoje de uma apresentação realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre o Enem e receberam muitas dicas para um melhor resultado no exame que garante uma vaga no ensino superior.

O movimento acontece em parceira com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e com o governo do Estado. O coordenador de inclusão social e produtiva da Proex, Jairo Tschurtschenthaler Costa, explicou que o objetivo é incentivar os alunos e levar informações sobre o Enem, que também é utilizado para avaliar o ensino médio. “O sistema foi criado para avaliar o que os alunos aprenderam, porque quanto maior a nota melhor é o ensino médio. O exame é realizado uma vez por ano e dá acesso a diversos programas”, disse. Ainda segundo ele, existem várias formas de ingresso no curso superior. “O Enem possibilita a participação no Sisu, no Prouni, FIES, Programa Ciências sem fronteiras, Sisutec e Pronatec”, relatou.

IFRO possui 8 cursos superiores

Com a nota do Enem também é possível obter o certificado de conclusão do nível médio. “Os alunos com mais de 18 anos que tiverem resultado maior de 450 pontos na prova podem conseguir”, informou Jairo. O IFRO até o dia 30 de dezembro deste ano está emitindo o certificado com base no resultado do Enem de 2015. Atualmente o IFRO possui 8 cursos superiores ofertados em 7 campi do instituto, são eles: Ciências Biológicas em Ariquemes, Matemática em Cacoal e Vilhena, Engenharia Agronômica e Ciências biológicas em Colorado do Oeste, Química em Ji-Paraná e Física e Gestão Pública em Porto Velho.

A palestra deu aos estudantes dicas importantes sobre o dia da prova do Enem. “As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro e os alunos, além de estudarem bastante, devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões às 11 horas, horário local”, destacou o coordenador.

A estudante, Vanessa Pereira Souza, 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio e vai tentar o Enem pela segunda vez. “Quero fazer direito, foi bom, consegui experiência ano passado, mas o resultado não foi suficiente. Este ano estou fazendo cursinho e uma redação por dia, estou estudando muito e vou conseguir”, afirmou. O momento proporcionado pelo IFRO ajudou na difusão de informações importantes para os alunos. “Algumas coisas como o Sisu e Prouni eu não sabia, tirou muitas dúvidas minha”, finalizou a estudante.

Marlon Matteus Araújo Lira, 18 anos, aluno do terceiro ano, relatou que para ter um bom resultado é essencial estudar e utilizar menos as redes sociais. “A palestra motivou ainda mais [...] A dica é estudar e fazer igual a mim, eu estou tentando me livrar das redes sociais”, disse.