IFRO fará formação continuada para Coordenadores de Cursos Técnicos 2022
Coordenadores e demais integrantes das equipes pedagógicas de Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participarão da Formação Continuada 2022. O evento terá como tema "O papel da Coordenadora e do Coordenador de curso para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)". A programação, que estava prevista para os dias 22, 23 e 29 de novembro, sofreu adaptações e novos horários serão divulgados em breve aos participantes.
Segundo a Coordenadora do Ensino Técnico da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), Sandra Santos da Costa, o objetivo da formação continuada é promover uma reflexão sobre as diretrizes pedagógicas e a organização curricular dos cursos técnicos frente aos desafios de fortalecimento da identidade da EPT nas instituições da Rede Federal, mais especificamente no IFRO, visando ainda a difusão e implantação das Diretrizes Indutoras para a EPT e a concepção e a estruturação da Matriz de Referência para os cursos técnicos do IFRO. Além disso, o evento também busca auxiliar na condução de ações e atribuições que permeiam os procedimentos internos de gestão dos cursos técnicos frente ao Projeto Pedagógico de Curso, com vistas a promover a permanência e êxito.
A formação continuada para os coordenadores do ensino técnico irá abordar as diretrizes indutoras para o fortalecimento da EPT na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, bem como seus desdobramentos na estrutura curricular do ensino médio integrado.
Programação
Na programação do evento está a palestra “Diretrizes indutoras para o fortalecimento da EPT na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia” (Palestrante: Alessandra Paulon/IFRJ e Mediadora: Sheylla Chediak/IFRO). O evento também contará com a Roda de Conversa "As Diretrizes indutoras e seus desdobramentos na estrutura curricular do EMI”, com mediação de Sari, Gedeli e Alessandra Paulon. Outra atividade será coordenada por Sheylla Chediak (Proen/IFRO), que promoverá a discussão sobre “Diretrizes Pedagógicas do IFRO e a elaboração da Matriz de referência para o EMI”. O tema do debate seguinte será “Estratégia dialógica (O atual currículo possibilita a integração curricular? Como é possível garantir uma formação integral e politécnica?)”, com as Professoras Sheylla Chediak e Gedeli Ferrazzo.
No segundo dia de evento, após o acolhimento, Gedeli Ferrazzo aborda: “Os desafios da reformulação de PPCs dos cursos técnicos do IFRO” (contexto, princípios da EPT, documentos norteadores, instrumentalização, democratização). Em momento posterior, com a presença do representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Gilberto Paulino da Silva (Prodin/Comissão de Permanência e Êxito/IFRO), e da Pró-Reitoria de Ensino, Sheylla Chediak e Maria Rosimére Salviano de Moura, haverá discussão sobre “Permanência e êxito e o impacto na eficiência acadêmica”.
A programação contará ainda com a fala da Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal (CGDP/SETEC/MEC), Silvilene Souza da Silva, que tratará do “Quadro de referência TAE e banco de professor equivalente PEBTT x Portaria nº 713, de 8 de setembro de 2021”. Antes do encerramento do segundo dia de evento, ainda está na programação a “Roda de Conversa: A ação dos Coordenadores de Curso frente aos desafios da permanência e êxito”.
No úlitimo dia de evento, o encontro ocorrerá de forma virtual, com o debate “Políticas Educacionais e Currículo para EPT” e apresentação das “Práticas Exitosas de Ensino nos Cursos Técnicos”. Em ambas as atividades, conta-se com a mediação de Sandra Santos da Costa (Proen/IFRO).
Redes Sociais