IFRO promoveu curso de capacitação em Gestão orçamentária e financeira

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2015, 11h58 | Última atualização em Terça, 05 de Janeiro de 2016, 10h07

Servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram, no período de 01 a 04 de dezembro, do curso de formação “Gestão Orçamentária e Financeira e Tesouro Gerencial”. A capacitação, para 30 pessoas, foi promovida pela Coordenação de Gestão de Pessoas do campus Vilhena em Parceria com o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Pará (CENTRESAF/PA).

O treinamento teve carga horária de 32 horas e foi ministrado por Marzalem Alves de Lima, servidor público federal da área de contabilidade pública. O objetivo foi capacitar os servidores em nível básico de Gestão Orçamentária e Financeira com Tesouro Gerencial, nivelando conhecimentos, fundamentos e princípios. Além disso, apresentou diversas modalidades einstrumentos utilizados na gestão das finanças públicas do Brasil, através de aulas expositivas e participativas, aplicação de exercícios e abordagem teórica e prática quanto à aplicação da ferramenta Tesouro Gerencial.

O curso permitiu a interação entre os participantes dos diversoscampi e Reitoria e também a discussão sobre os modelos de gerenciamento nas unidades. O Diretor-Geral “Pro Tempore”, Renato Delmonico ressaltou que a Coordenação de Gestão de Pessoas é importante na capacitação de servidores “buscando parcerias para a oferta de cursos que atendam demandas setoriais do IFRO, identificadas pelas unidades e indicadas nos Levantamentos de Necessidade de Capacitação (LNC)”, concluiu.