Campi Calama e Zona Norte convidam comunidade acadêmica para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e VI Encontro Estadual de História, de 17 a 19 de outubro

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 08h41 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2022, 10h57

14 10SNCT CalamaOs Departamentos de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação dos Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), convidam a comunidade acadêmica de Porto Velho a participar da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e do VI Encontro Estadual de História da ANPUH – Seção Rondônia, eventos que ocorrerão de forma integrada e presencial, no Campus Porto Velho Calama, no período de 17 a 19 de outubro de 2022.

“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” é o tema que norteará esta edição do evento. O tema propõe a integração da SNCT às comemorações que buscam refletir sobre o processo histórico da Independência do Brasil. Assim como a independência política e econômica de um país, a produção de ciência e tecnologia é processual, tem um passado e um presente, e se projeta no futuro, imersa na dialética entre permanências e rupturas, contingências e esperanças.

A circular que embasa o evento discorre sobre a maioria dos equipamentos educacionais e institutos de pesquisa científica e inovação criados no país nesses 200 anos de independência e a importância desses organismos para a evolução da educação no Brasil.

A conferência de abertura da Semana de Ciência e Tecnologia será feita pela liderança indígena Txai Suruí, com o tema “Etnociência na Amazônia”, no dia 17/10, segunda-feira, a partir das 19 horas.

A programação do evento inicia-se ainda na sexta-feira, 14/10, com a mostra de trabalhos de iniciação científica e iniciação tecnológica. Nos dois primeiros dias os seminários de Pós-Graduação, com a participação do Curso de Mestrado em História da Amazônia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFRO (ProfEPT) e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT). Aspectos socioambientais e econômicos na comunidade de Vila Princesa através do olhar discente; oficinas variadas; além de mesas de discussão sobre Mulheres na Ciência brasileira e História, Direitos Humanos e Democracia também integram a programação.

De acordo com a Professora Xênia Barbosa, chefe do Depesp do Campus Porto Velho Calama, “nesta SNCT, nossa proposta é refletir sobre as instituições científicas e sobre o fazer científico, considerando, de maneira especial, os significados que a Independência do Brasil tem conferido a essa modalidade de conhecimento”.

Para Jéssica Holanda Renda, Chefe do Departamento de Pesquisa do Campus Zona Norte, “a SNCT é um momento ímpar de promoção da educação científica e de popularização da ciência. É uma alegria poder receber a comunidade acadêmica do IFRO e da UNIR em nosso evento”.

A programação completa e o formulário de inscrição podem ser obtidos no link: https://www.even3.com.br/snctifro2022campuscalama