IFRO realiza 1º Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 14h33 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2016, 14h33

FORTAEO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreiras dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do IFRO (CIS/PCCTAE/IFRO), realizou na manhã de quarta-feira (03), no Campus Porto Velho Zona Norte, a cerimônia de abertura do 1º Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Fortae). Palestras, debates e grupos de trabalhos compõe a programação que continua na quinta-feira (04).

Servidores da Reitoria e dos campi discutem durante os dois dias de evento o Plano de Carreiras dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação e os direitos previstos em lei dentro da política de desenvolvimento da Carreira dos Servidores TAE. “Esse fórum é um evento que queríamos realizar desde o ano passado e é um momento que, em conjunto com parte dos servidores, poderemos discutir o dia-a-dia dos TAEs dentro da instituição, o ambiente organizacional, as relações entre servidores e gestão”, destacou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

A expectativa, para o coordenador da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreiras dos Servidores Técnico-Administrativos do IFRO (CIS/PCCTAE/IFRO), Daniel Alves de Lima, é de que o evento tenha continuidade no próximo ano. “Para nós TAEs, esse fórum é uma grande conquista, um momento único para discutirmos os problemas da nossa carreira e que esses dois dias sejam de grande proveito para todos. Essa é a primeira edição e esperamos que todos os anos esse encontro aconteça”, reforçou.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Dauster Souza, destacou a importância de reunir os TAEs para debater e propor melhorias para o plano de carreira da categoria.  “O objetivo tanto da gestão quanto dos servidores é melhorar a qualidade de vida e os benefícios da carreira. Um momento como esses, de troca de experiências, é importante para nos fortalecermos e não ter nenhum retrocesso do que já conseguimos”, ressaltou.

A ideia com esse evento, de acordo com o secretário da CIS, Raphael Augusto Vaz dos Santos, é fortalecer os servidores de todo o estado de Rondônia.  Também participam do Fortae alguns servidores da Unir, que fazem parte do mesmo plano de carreira que os servidores do IFRO. “Nosso objetivo é promover uma discussão sobre o que o plano já alcançou, sobre aquilo que ele deixa a desejar, para assim construirmos uma carreira mais sólida dentro do Instituto, fortalecendo o bem-estar do servidor e mantendo-o motivado para continuar produzindo dentro da instituição”, afirmou.

Na pauta das palestras e debates estão “O Assédio Moral no Serviço Público”, “Carreira Única dos Trabalhadores em Educação: Propostas e possibilidades”, “Leis de Conflitos e Interesses”, “Benefícios Defasados do PCCTAE e o RSC para os TAEs: Propostas e possibilidades”. Nos grupos de trabalhos previstos para acontecerem na quinta-feira os servidores discutirão os seguintes temas: Atuação da CIS no IFRO: Papel e importância para os TAEs; A Gestão Democrática no IFRO; Competências e Formações dos TAEs - Lotação correlata às suas habilidades e competências (desvio de função); O TAE Substituto nos IFs e o Reposicionamento dos Aposentados.

• FORTAE
  • Fortae_-_IFRO_1