180 estudantes participam no Campus Ji-Paraná do VI Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 10h26 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 11h56

29 9Elideres 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), promoveu o VI Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO – E-Líderes, de 19 a 21 de setembro, no Campus Ji-Paraná. Participaram estudantes líderes e representantes de turmas, membros dos grêmios estudantis, diretórios e centros acadêmicos dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

Com aproximadamente 180 participantes, além dos que eram do próprio IFRO Ji-Paraná, as delegações foram formadas por Ariquemes (16 alunos), Cacoal (15), Colorado do Oeste (25), Guajará (15), Jaru (11), Calama (31), Zona Norte (13), São Miguel do Guaporé (3) e Vilhena (19).

O Presidente do Grêmio de Colorado do Oeste, Nicolly Hermes, afirmou ter sido uma experiência única e proveitosa, “fiquei muito feliz de ter a oportunidade de falar diretamente com a Reitoria e receber uma resposta sincera. Além de conseguir trocar conhecimentos com meus colegas de outros campi, que vivem em outra realidade, assim consegui trazer ideias legais para o meu campus. Um dos melhores eventos que já participei”.

“Agradeço em nome de todo corpo discente às pessoas que fizeram esse evento se repetir, e como foi incrível participar. Foi possível conhecermos as realidades dos nossos colegas de outros campi, trocamos experiências, discutimos problemas, reivindicarmos direitos e muito mais, senti que nossa voz teve alcance. Mesmo sabendo que poderemos não estar no Instituto quando essas mudanças que reivindicamos acontecerem, mas lutamos para que que nossos sucessores possam ter o prazer de continuar desfrutando do ensino de qualidade que o IFRO oferece. Sabemos que a luta pela educação de qualidade é uma luta constante, e o IFRO sempre será símbolo dessa luta a favor dessa educação, e nós como liderança sempre estaremos nela”, avaliou o Presidente do Grêmio Estudantil do Campus Ji-paraná, Rafael Pinheiro Zotesso.

O objetivo do E-Líderes é o fortalecimento da gestão participativa na instituição e a valorização do protagonismo estudantil na elaboração e na avaliação das políticas institucionais, possibilitando por meio de um diálogo aberto e coletivo a cooperação para a melhoria da qualidade do ensino, com ênfase na permanência e no êxito dos estudantes. A Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak, avalia que o encontro “é um projeto riquíssimo de formação e debates de lideranças estudantis para pensar na educação ofertada pelo IFRO e na solução para problemas tanto no âmbito local, quanto no entorno da instituição. É um evento pautado na relação democrática entre os indivíduos que assumem diferentes papéis no espaço escolar”.

Durante a cerimônia de abertura do evento, houve apresentação da Camerata Violonística coordenada pelo Professor Fernando Pinheiro e composta pelos estudantes Felipe, Ana Maria e Yara Lima do Campus Ji-Paraná; e da Banda No Name, dos estudantes Layra, Pedro, Maria, Patrick e Samuel. Já a primeira mesa-redonda abordou o tema Liderança Estudantil, tendo a coordenação da Pró-Reitora de Ensino e a participação do docente Augusto Rodrigues de Sousa e da egressa do Campus Porto Velho Calama, Laura Rafaela da Silva Viana.

A programação prosseguiu com atividades de integração, debates, oficinas, palestra incluindo fala da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), grupos de trabalho, plenária e conversa com os gestores, tendo a participação do Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida.