Com ouro de Ariquemes, IFRO tem quatro equipes entre os destaques no Estadual de Geografia

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 16h36 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 08h12

Equipe Agro IFRO Ariquemes Medalha de bronzeO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) obteve uma medalha de ouro (Campus Ariquemes) e três de bronze (Campi Ariquemes e Jaru) na Olimpíada GeoBrasil 2022. O resultado compreende a final das Fases on-line 1 e 2 da competição, que também integra a 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).

Este é o segundo ano consecutivo que o Campus Ariquemes é destaque na seletiva estadual das Olimpíadas GeoBrasil. Os alunos, Gabrielli Hirt, Gustavo Amaral e Paulo Eduardo Farage, foram medalhistas de ouro na fase estadual e selecionados para a fase nacional. Os professores do Campus Ariquemes (Claudia Coimbra, Erica Schoaba e Vagner Schoaba) montaram projeto de ensino para organizar as atividades de estudos com as quatro equipes inscritas na edição 2022, levando em consideração a divisão por cursos técnicos: Alimentos, Informática e Agropecuária, e todos os cursos foram medalhistas na fase estadual.

A 1ª e a 2ª fase da 7ª edição da GeoBrasil contou com a participação de quase 7 mil equipes de todo o Brasil.  “A equipe Legião Estrangeira, medalhista de ouro, irá para a fase nacional a ser realizada nos dias 24 a 27 de novembro, no Instituto de Geociências da Unicamp (SP), nessa fase as provas serão individuais, pois durante o processo avaliativo teremos a seletiva para a fase internacional, que será na Indonésia em 2023. A expectativa é fazer parte do grupo selecionado para a fase internacional”, explica a Professora Érica. Equipe Geographics IF Ariquemes medalha de bronze

“As competições de uma forma geral dão vida a instituição, o envolvimento dos alunos com atividades que saem da sua rotina estimula a busca por novas experiências, a disciplina de Geografia em particular superou as nossas expectativas. Em 2021 inscrevemos uma equipe, fomos finalistas nacional participando de todas as fases on-line, finalizamos todo processo com o bronze. Em 2022 os alunos buscaram os professores para participar, o que foi prazeroso para os docentes o interesse demonstrado, sem contar que a experiência de participar de uma fase presencial com escolas (públicas e particulares) de todos os estados, aulas de campo, aulas práticas nas instalações da Unicamp sem dúvidas será um marco na vida estudantil dos nossos alunos”, avalia a docente do Campus Ariquemes.

Em Rondônia, foram inscritas 18 equipes, com o resultado estadual sendo o de 2 equipes alcançando a medalha de ouro, outras 3 equipes ficando com medalha de prata e 5 com bronze. No total foram 10 as equipes rondonienses premiadas. Do IFRO foram 4 equipes a estar no pódio: Legião Estrangeira/Ariquemes (Ouro), Agro IFRO e Geographic`s IF (Bronze), ambas do Campus Ariquemes, e Orion IFRO/Jaru (Bronze).

Equipe Legião estrangeira Ariquemes Medalha de ouroDiscente 2º ano do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio do Campus Jaru, Dandara Melissa Alves é integrante da equipe Órion. Afirmando que Geografia é uma área fascinante, ela comenta: “a Olimpíada foi uma forma de aplicar esses conhecimentos e adquirir ainda mais. Foi uma experiência inovadora. Conseguimos trabalhar em equipe, superar as divergências e entrar em consenso em relação a algumas questões da prova. Espero participar da próxima edição e ter um desempenho ainda melhor”.

Também do 2º ano do Técnico em Comércio, João Pedro Cardoso da Silva diz ter sido edificante participar da competição, e que tem o desejo de estar na próxima Olimpíada. “Ampliou meu interesse em me aprofundar principalmente na Geografia Política, eu já gostava bastante da matéria, mas depois de ter contato com o conteúdo da prova eu me senti norteado a quais carreiras devo seguir no futuro”, conclui.