Programação diversificada de Arte e Cultura no XIII Connepi está em preparação no IFRO

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 10h09 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 21h05

Connepi CulturaA programação artístico-cultural do XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) está sendo finalizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Entre tantas outras frentes, o evento também tem foco em Arte e Cultura. O Connepi Cultural está sob organização da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenação de Cultura, Esporte e Cidadania (CCEC/Proex).

A abertura e o encerramento do Congresso será no Teatro Estadual Palácio das Artes, com capacidade para mais de mil pessoas. A programação inclui: artistas locais com trabalho reconhecido no cenário artístico cultural do estado, apresentações musicais fruto de projetos de música desenvolvidos nos campi do IFRO, exposições de quadros e instalações. “A cada dia de evento poderemos conhecer mais e mais sobre a Arte produzida em Rondônia”, explica a Coordenadora de Cultura, Esporte e Cidadania do IFRO, Janaina Kelly Leite Chaves.

Além do Teatro Palácio das Artes, o XIII Connepi abrigará uma programação cultural que terá lugar no Campus Porto Velho Calama e abraçará os participantes com muita música, dança e poesia. Terá espaço reservado às escritoras e escritores, que farão lançamento de livros e autógrafos, bem como para as apresentações culturais. “Ao final do dia, todos estão convidados a conferir a programação do Banzeiro Cultural com apresentações de artistas locais e microfone aberto a quem se sentir a vontade para compartilhar Arte”, realça a Professora do Campus Porto Velho Calama e Coordenadora do Banzeiro Cultural, Márcia Letícia Gomes.

Para servidores do IFRO que desejem fazer lançamento do livro, é preciso fazer inscrição até o dia 12 de setembro pelo formulário disponibilizado neste link. A inscrição é aberta a representantes de outros Institutos que estejam participando do Connepi, caso estejam presentes com as obras.

Connepi

A 13ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) ocorrerá em Porto Velho (RO), entre os dias 26 e 29 de setembro de 2022. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Rondônia, será realizado no Campus Porto Velho Calama de forma presencial e transmitido na plataforma do evento e no canal do Youtube do IFRO, de acordo com a atividade.

O Connepi é voltado aos profissionais de todas as áreas do conhecimento e alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país, que fazem parte da Rede Profissional de Educação, Científica e Tecnológica. Na Programação Científica de 2022 haverá Mostra de IFs, Mostra Tecnológica e Desafio de Ideias, e o evento ainda contará com palestras, mesas-redondas e minicursos.

Com a temática “Connepi que Transforma: Diversidade e Inclusão”, a expectativa da organização do evento é receber público superior a 1.000 pessoas nas atividades presenciais. As inscrições para ouvintes estão abertas até dia 25 de setembro no site https://www.even3.com.br/xiiiconnepi2022/