IFRO abre questionário para acompanhamento de egressos

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 15h53 | Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2016, 18h27

Header formulario1Está disponível no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) o questionário para acompanhamento dos egressos. O objetivo é conhecer a trajetória profissional dos ex-alunos e a realidade no mercado de trabalho em que estão inseridos. O preenchimento poderá ser feito a qualquer momento para a coleta de informações sobre a formação dos alunos na instituição para aprimoramento do ensino oferecido pelo IFRO.

Todos os alunos que concluíram algum curso no instituto poderão contribuir respondendo um fácil e rápido questionário. “O acompanhamento dos egressos é uma ação contínua e está articulado com a política institucional do IFRO, pois o instituto tem a missão de promover ações que visam o seu acompanhamento do itinerário profissional”, ressaltou Maria Goreth Araújo Reis, pró-reitora de extensão. O resultado da aplicação do questionário servirá de subsídio para a avaliação institucional, planejamento de ações e cursos a serem ofertados. “Identificará as fragilidades e potencialidades dos nossos cursos, os cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentará os processos de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou a pró-reitora.

A ação contínua contribui para aproximação dos ex-alunos com o IFRO e oportunizará a participação em eventos promovidos pela instituição. “O estabelecimento de vínculo com o egresso é fundamental para a avalição e planejamento de nossas ações. Para isso, utilizaremos o site do instituto como recurso para manutenção do contato direto e imediato, pois é uma ferramenta que facilita o acesso e a troca de informações”, destacou Goreth.

Segundo a pró-reitora, as informações coletadas serão colocadas em um banco de dados e poderão contribuir para possíveis ajustes nos cursos, além de identificar os índices de satisfação dos profissionais formados. “Com essa iniciativa pretendemos construir indicadores para que seja verificado se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em consonância com os objetivos propostos pelos cursos, visando o planejamento e replanejamento de ações a serem desenvolvidas pelo Instituto, com vistas a sanar as fragilidades e ampliar as potencialidades”, finalizou.