IFRO define cronograma para elaboração do PDI 2023-2027 com participação de toda comunidade acadêmica

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 08h52 | Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2022, 11h08

img materia PDI IFRO 2023 2027O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está em momento de debate para a elaboração do Planejamento Estratégico, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027). A construção do novo PDI do IFRO ocorrerá entre julho e dezembro de 2022. Ao longo desse período, serão apresentados relatórios da execução do PDI vigente (2018–2022) e coletadas propostas da comunidade institucional para o novo quinquênio.

Conforme o cronograma estabelecido pela comissão central de elaboração do PDI, as reuniões de orientações e alinhamentos com as comissões locais nos campi irão ocorrer de 8 a 19 de agosto. Depois, de 20 de agosto até 18 de novembro será a vez da realização dos fóruns temáticos e dos fóruns de planejamento em todas as unidades do IFRO, com a participação da comunidade (servidores e estudantes) e de setores da sociedade civil, parceiros do Instituto e/ou interessados e beneficiários dos nossos serviços e produtos. Por fim, de 19/11 até o final de dezembro é o período programado para ajustes, consolidação e diagramação do documento. As informações, os relatórios e os documentos referentes à elaboração do PDI podem ser encontrados no site do IFRO e as contribuições e propostas podem ser feitas no Sistema Suap.

O PDI é o instrumento de planejamento estratégico das instituições. No documento ficam reunidos a Missão, a Visão, os Valores Institucionais, bem como os Objetivos, Indicadores e Metas que orientam os rumos do desenvolvimento da instituição. Com direcionamentos para ensino, pesquisa, extensão, inovação, projeto pedagógico, fundamentos filosóficos, formas de acesso, permanência e êxito dos estudantes, políticas de atendimento e assistência estudantil. Bem como os planos de capacitação e desenvolvimento de servidores, os cursos a serem ofertados e a infraestrutura necessária para garantir oferta com qualidade e acessibilidade.

Por ser um documento de elevado valor institucional e sua elaboração deve ser coletiva e agregar, através da estratégia, as expectativas da comunidade, as forças e valores institucionais e as condições e oportunidades identificadas em cada uma das suas unidades. Por isso a importância de participar dos fóruns, discutir os temas, contribuir com ideias/propostas pela ferramenta Suap nos seguintes eixos: A Identidade Institucional; Catálogo de Cursos e Vagas; Infraestruturas; Plano de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação; Políticas de Acesso, Permanência e Êxito; Políticas de Assistência Estudantil, Protagonismo Juvenil, Inclusão e Diversidade; Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão; Políticas de Internacionalização; Políticas para o Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida; Relações do IFRO com a Sociedade e com o Setor Produtivo; e Sustentabilidade Orçamentária.

Endereços importantes

Informações: https://portal.ifro.edu.br/pdi-2023-2027