Artigo científico do IFRO sobre Prospecção Tecnológica de Dispositivo Didático para o ensino de Física é publicado em periódico nacional

Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 16h40 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 16h40

IFRO Prospec artigo

Na última edição do periódico nacional de prospecção científica, foi publicado o primeiro artigo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sobre prospecção tecnológica de dispositivos didáticos para o ensino de física. O artigo é fruto da Pesquisa de Mestrado do discente Jean Duarte Silva, que é aluno do mestrado profissional em rede PROFNIT/IFRO.

O trabalho intitulado “Prospecção Tecnológica de Dispositivos Didáticos Direcionados para o Ensino da Dinâmica Rotacional na Disciplina de Física” foi orientado pelo Professor Cléver Reis Stein, líder do grupo de pesquisa Meio Ambiente, Educação, Energia Renovável – MAEER, do Campus Porto Velho Calama e, além deles, tem como autores Guilherme Tadaki Tazo Gaspar e Alecsandro Marian da Silva.

De acordo com o orientador Cléver Reis Stein, o artigo descreve a evolução dos registros de tecnologias relacionadas ao ensino da dinâmica rotacional, demonstrando os principais países que investem em desenvolvimento tecnológico nesta área, as instituições com maior depósito de patentes relacionadas ao tema e os principais inventores que produziram dispositivos pautados nesse tópico.

Segundo ele, o resultado alcançado demonstra o estado da arte da tecnologia em tela e indica as possibilidades de investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais que possam ser utilizadas nas aulas experimentais de física.

O discente Jean Duarte Silva destaca que o “mundo moderno cresce com a evolução das tecnologias. Hoje existem bancos de dados com os registros das tecnologias depositadas e que estão disponíveis para consulta”. Conforme o pesquisador, o estudo investigou as tecnologias que são voltadas ao ensino de física no banco de dados Espacenet, que possui abrangência mundial. A partir dessa pesquisa, foram encontradas várias tecnologias que podem subsidiar o ensino de física e, sobretudo, incentivar novas criações de tecnologias que podem ser aplicadas ao ensino. O trabalho traz uma análise de um assunto da física com comparações e discussões da importância de aplicação, uso, quem produziu, quais são essas tecnologias e como podem ser aplicadas ao ensino de física.IFRO Prospec2

Para o Professor Cléver Reis Stein, “em todas as áreas do conhecimento que se busque desenvolver alguma tecnologia ou melhorar uma existente, o primeiro passo consiste em mapear o que já existe daquele tópico, é o que chamamos de definir o estado da arte da tecnologia em questão. Fizemos essa pesquisa para equipamentos didáticos direcionados para o ensino do tema dinâmica rotacional da disciplina de física. Os resultados dessa prospecção estão publicados no artigo. Agora, com base nesses dados, vamos finalizar o desenvolvimento de um equipamento que está em curso, para o qual será feito o pedido do registro de patente como modelo de utilidade”, destaca.