IFRO realiza visita técnica na França

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 16h13 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2016, 16h15

20160711 150819Na primeira quinzena de julho, professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), do Campus Colorado do Oeste, visitaram a Sorbonne III, na França, e realizaram o I Seminário Franco-Brasileiro na Universidade de Paris. O objetivo foi divulgar os trabalhos teóricos e práticos do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), que descrevem as políticas territoriais na Amazônia Ocidental. Os temas apresentados retrataram o Vale do Guaporé em seus diversos perfis e características.

O Encontro possibilitou a apresentação de matérias científicas com a abordagem de assuntos que apresentam descobertas ligadas aos campos das ciências sociais aplicadas, das ciências agrárias, da sociologia rural e da geografia, em parceria com grandes universidades internacionais e brasileiras. “Existe a possibilidade de aplicar os raciocínios elaborados, por similaridade ou contraste, ao conteúdo científico e cultural desenvolvido pelo IFRO.”, relatou Aurélio Ferreira, professor do campus.

O Nedet atua no desenvolvimento de pressupostos teóricos do Programa Territórios da Cidadania que é classificado como uma política pública. “Objetiva a superação da pobreza e efetiva-se a partir da geração de trabalho e renda, a partir dos territórios rurais”, ressaltou Aurélio. Ainda segundo ele, essa política se efetiva por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. “Essas questão são efetivadas por meio de projetos apresentados nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento produtivo, direitos e cidadania”, destacou.

• 20160711_150819
  • IMG-20160711-WA0013