Pais e responsáveis por alunos podem ter acesso a informações estudantis pelo App IFRO Mobile

Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 07h44 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 07h45

Os responsáveis por alunos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) podem acessar os dados dos filhos via Aplicativo IFRO Mobile SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública). A funcionalidade permite acesso a informações como notas, frequência e horários de aula. Importante ferramenta para servidores e alunos, a funcionalidade é aberta para pais e responsáveis nos cursos presenciais ou a distância. Clique neste Link para baixar o manual de “Acesso Responsável IFRO Mobile”.

Disponível para dispositivos Android e iOS, o App IFRO Mobile concede acesso do responsável por meio da matrícula do aluno e por uma chave vinculada à ela. O vínculo pode ser feito inserindo a Matrícula e Chave manualmente ou escaneando o código QR gerado no dispositivo do aluno.

Mãe de aluno no Campus Colorado do Oeste, Maira Cristina Pereira tem boa avaliação sobre o uso do aplicativo, por ser uma ferramenta que vem possibilitando acompanhar informações escolares. “Gosto muito do IFRO Mobile, porque eu consigo ter acesso a toda vida escolar do meu filho. Devido a morarmos muito longe da escola, eu não posso estar indo ao IFRO. É um aplicativo muito importante porque dá para acompanhar: eu consigo ver as notas, as aulas, a frequência".

Segundo a Coordenadora de Comunicação e Eventos do Campus Vilhena, Anelize Appelt, esta funcionalidade significa um modo de facilitar o acesso aos responsáveis. “Os pais com acesso ao aplicativo podem visualizar as notas, frequência, horário e todas as informações da vida escolar do aluno, em tempo real, porque tudo que está lançado no sistema fica disponível no aplicativo. Boa parte das vezes que o pai ou mãe procura presencialmente a escola é para buscar essas informações e eles conseguem encontrar isso no aplicativo. Outro ponto interessante é por ser uma comunicação oficial e instantânea da instituição com os pais. É um canal que eles sabem que tudo que chega através de notificações é oficial e é válido”, diz.

Elizaudi Araújo é mãe de aluna do IFRO Colorado e também diz que o aplicativo é muito bom. “Serve como um meio de contato direto com as notas, as aulas, as possíveis ocorrências (penalidades) e as frequências de falta de nossos filhos”. Ela conclui: “mantendo assim os pais com uma informação direta e rápida de seus filhos, sendo uma proposta muito importante para os pais acompanharem seus filhos de uma maneira mais direta, mesmo para os pais que estão morando distante de seus filhos”.

Aplicativo

A versão do IFRO Mobile SUAP está disponível para download, com a intenção de levar informações gerais e específicas dos campi e da reitoria. As funcionalidades facilitam o cotidiano acadêmico de alunos e professores, e também podem ser utilizadas pelo público externo, para acessar notícias, editais e outros documentos.

Disponível para Android e iOS, é necessário baixar na “loja virtual” de cada celular, buscando a opção “IFRO Mobile SUAP” para fazer o download do App e começar a navegar.