Edital prevê recursos para publicações científicas ou literárias de autoria da comunidade interna do IFRO

Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 07h53 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 07h53

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), publicou o Edital 13/2022 de Apoio à Comunicação Científica e Literária com o valor total de R$60.000,00, em fluxo contínuo com inscrições até 4 de setembro de 2022

O edital tem o objetivo de conceder auxílios financeiros para apoio à comunicação científica e literária de servidores do IFRO, buscando estimular a comunicação científica das pesquisas desenvolvidas por servidores do IFRO.

O apoio institucional tem como foco a comunicação científica em revistas e livros qualificados, como uma estratégia para projetar a produção de pesquisadores e para fortalecer e consolidar a pesquisa e a pós-graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT),

“A Propesp, seja através da publicação de editais ou da descentralização de recursos para os Departamentos de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação publicarem os editais nos campi tem priorizado apoiar os servidores e alunos do IFRO na divulgação das ações e na popularização da ciência, assim, incentivamos os servidores a participarem do certame, para que possamos reforçar a política institucional para ações futuras”, salienta o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior.

Recursos

Poderão ser requeridos auxílios para custeio de despesas de serviço de publicação de artigo científico, incluindo taxas de formatação, submissão, tradução e publicação. Ou para serviço de publicação de capítulo de livro ou livros completos (livros técnico-científico ou literário, incluindo cartilhas), em formato eletrônico (e-book) ou impresso. Ou ainda para serviço de tradução de artigo científico para línguas estrangeiras e línguas indígenas.

Para ser proponente, é preciso ser servidor efetivo do quadro permanente do IFRO, o qual poderá representar demanda de estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu e de servidores substitutos e temporários, desde que figure entre os autores do trabalho. Também é necessário estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes no 1º semestre de 2022.

Segundo a Propesp/IFRO, propostas de publicação oriundas dos projetos e programas institucionais de ensino e extensão também podem ser submetidas ao edital, em especial, para divulgação de ações que envolvem a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

As inscrições deverão ser enviadas pelo proponente, via correio eletrônico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com arquivos necessários, conforme a modalidade serviço a que está se candidatando, no formato PDF.

Para ler o Edital 13/2022/REIT-PROPESP/IFRO completo, clique neste Link.