IFRO realiza presencialmente II Encontro de Licenciaturas (ENLIC) em Ji-Paraná

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 09h44 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 09h44

Enlic IFRO Ji Paraná4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realizou o II Encontro de Licenciaturas (ENLIC/IFRO). O evento aconteceu no Campus Ji-Paraná, nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2022, organizado pela Coordenação de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (CGRAD/Proen/IFRO).

Participaram acadêmicos e bolsistas dos cursos de licenciatura do IFRO, além de docentes e comunidade externa. Houve apresentação e divulgação dos resultados dos subprojetos dos Programas de Iniciação à Docência (Pibid), de Residência Pedagógica (PIRP), de Bolsas de Ensino (Proben), de Bolsa de Ensino – Iniciação à Docência (Proben/ID) e de Bolsa de Ensino – Residência Pedagógica (Proben/RP).

O objetivo do ENLIC é incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica. Além de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Bem como, contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. E contribuindo para diminuir o índice de evasão nos cursos de licenciatura, garantindo a permanência do aluno no período regular de integralização do curso.

Entre as atividades realizadas, estão a partilha e troca de conhecimentos, com discussão sobre a formação docente no cenário atual e a Resolução 2 de 2019, com palestra da Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Andréia Nunes Militão. E também a formação de professoras e professores em pauta, tema ministrado pela Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marta Maria Pontin Darsie.

Após dois anos de pandemia, o II Encontro de Licenciaturas do IFRO foi primeiro evento presencial realizado pela Pró-Reitoria de Ensino. “De forma geral, o Encontro se configura como um espaço de partilha e troca de conhecimentos, objetivando essencialmente a apresentação e divulgação dos resultados dos subprojetos dos Programas de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica e Probenid/RP”, destaca a equipe organizadora.

• Enlic_IFRO_-_Ji-Paraná1
  • Enlic_IFRO_-_Ji-Paraná2