Publicados quatro editais de apoio a atividades de extensão no IFRO

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 12h18 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 12h18

Foram publicados no Portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) quatro editais internos de apoio a projetos de extensão. As inscrições ficarão abertas até 15 de maio, pelo Sistema SUAP. Voltados para inscrição de servidores da instituição, a ação é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), visando o atendimento à comunidade externa e aos alunos.

Os editais publicados são de Apoio a Projetos de Fortalecimento de Comunidades Tradicionais e Sustentabilidade Ambiental; de Apoio a Projetos Artístico-Culturais; de Apoio a Projetos de Empreendedorismo Inovador e Tecnologias Sociais; e de Seleção de Projetos de Núcleos Temáticos de Extensão. Todos os editais possuem Tutorial para Projeto e Modelo de Plano Individual de Trabalho, em formato editável, para orientação das propostas.

No Edital 6/2022/Proex há apoio à criação e manutenção de 10 Núcleos Temáticos de Extensão, no valor total de R$ 98.000,00, com taxas de bancada de R$ 5.000,00 (em capital e custeio) e bolsas de extensão para dois estudantes, durante seis meses. Os Núcleos Temáticos de Extensão são setores de desenvolvimento de projetos de extensão dos campi e/ou Reitoria compostos por profissionais das áreas específicas de atuação destes mesmos Núcleos e que envolvam um conjunto de atividades para o desenvolvimento local, regional ou de maior alcance. Acesso ao edital neste Link.

O Edital 7/2022/Proex é de apoio a 10 Projetos de Empreendedorismo Inovador e Tecnologias Sociais, no valor total de R$ 66.000,00, com taxas de bancada de R$ 3.000,00 (em capital e custeio) e bolsas de extensão para dois estudantes, durante seis meses. Os projetos deverão atender, obrigatoriamente e em sua maioria, as pessoas da comunidade externa, em condição de vulnerabilidade socioeconômica (com baixa renda) ou ambiental (em situações de risco) e, de forma complementar e eventual, os estudantes matriculados no campus de origem da proposta.

Todos os projetos submetidos contarão com a assessoria e/ou mentoria da Rede de Núcleos Incubadores (Redinova/IFRO), por meio da Coordenação-Geral e Coordenações de Núcleo, tanto antes da seleção (para melhoria da formulação dos projetos) quanto após, para orientações diversas, com objetivo de aprimoramento e otimização de resultados, inclusive para continuidade e expansão, dentro da expectativa de uma cultura empreendedora. Acesso ao edital neste Link.

O Edital 8/2022/Proex, de apoio a 10 Projetos Artístico-Culturais, tem valor total de R$ 66.000,00, com taxas de bancada de R$ 3.000,00 (em capital e custeio) e bolsas de extensão para dois estudantes, durante seis meses. A previsão de que seja selecionado um projeto por campus e Reitoria, e havendo saldo de recursos, mais de um por unidade. Os projetos selecionados poderão contemplar uma ou mais linhas de atuação, como artes plásticas, dança, música, literatura, teatro e outras, sempre vinculadas a um tipo de manifestação artística. Acesso ao edital neste Link.

Já o Edital 9/2022/Proex visa o apoio a 5 Projetos de Fortalecimento de Comunidades e Sustentabilidade Ambiental. O valor total do edital é de R$ 74.000,00, com taxas de bancada de R$ 10.000,00 (em capital e custeio) e bolsas de extensão para dois estudantes, durante seis meses.

O objeto do edital são os projetos que apoiem comunidades tradicionais para o desenvolvimento sustentável, envolvendo formação profissional para o empreendedorismo de comunidades e/ou práticas de conservação ou preservação do meio ambiente, em um ou mais dos seguintes eixos: promoção dos direitos humanos; desenvolvimento humano e de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida; preservação ou conservação de habitats; criação, proteção ou sustentabilidade do patrimônio artístico e cultural de comunidades; capacitação para processos produtivos tradicionais, turismo e artesanato; e soluções de empreendedorismo e inovação tecnológica para o enfrentamento dos problemas locais. Acesso ao edital neste Link.

Editais internos da Extensão

Os editais da Proex/IFRO, que têm como público a ser proponente os servidores do próprio IFRO para atendimento de comunidades diversas, estão publicados neste link: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/459-editais/extensao