IFRO assina acordo com Embaixada dos EUA para abertura de um Centro de Orientação EducationUSA

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 09h40 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 12h26

EdUSA Horiz logo RGBUm acordo assinado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e o Chefe de Relações Públicas da Embaixada Americana, Joseph Jacanin, propiciará a abertura do Centro de Orientação EducationUSA em Rondônia. Assinado em dezembro de 2021, o acordo prevê a inauguração do escritório no próximo mês de março. A possibilidade de encontrar informações será aberta a todos os alunos e servidores do IFRO, bem como a orientação do escritório poderá beneficiar a comunidade externa também.

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano (EUA). No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA dentro das universidades, institutos federais ou centro binacionais, com a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.

“O acordo foi assinado para que o IFRO tenha um escritório de orientação com o objetivo de auxiliar alunos e servidores do IFRO a estudarem em uma das mais de 4.700 instituições de ensino superior dos Estados Unidos com ou sem bolsas de estudos”, explica a Coordenadora Geral do Centro de Idiomas, Diana Ketlem Paula do Nascimento. Ela ainda ressalta as vantagens da parceria, uma vez que o ensino superior nos EUA é referência global principalmente por sua flexibilidade, equipe docente, excelência e alunos de todos os lugares do mundo.

“Atualmente há 14 mil brasileiros estudando nos EUA e o Brasil é o 8º país a mais enviar alunos internacionais aos EUA (Open Doors, 2021). Ter um escritório de orientação do EducationUSA é estreitar os laços entre instituições de ambos os países e ter a oportunidade de um contato mais próximo com várias instituições renomadas e fortalecer a internacionalização do IFRO. A cada ano, milhares de alunos encontram oportunidades de estudos nos EUA através dos Escritórios EducationUSA espalhados pelo mundo”, completa Diana.

O escritório facilita o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior norte-americano. A equipe é formada por orientadores profissionais, que participam de treinamentos contínuos sobre admissão e ensino superior nos EUA, promovidos pela rede EducationUSA em conjunto com o Departamento de Estado dos Estados Unidos e universidades americanas.

“Como orientadora do EducationUSA eu acredito no potencial que o IFRO tem para enviar alunos ou servidores para universidades americanas, além de conhecer histórias de alunos que já conseguiram estudar fora por conta do auxílio e orientação profissional que damos aos alunos. O EducationUSA também possui programas sociais para ajudar aqueles alunos que não têm condições de pagar pela aplicação nas universidades e só precisa de uma oportunidade”, finaliza Diana.

Conheça mais sobre o EducationUSA nesse LINK.