IFRO seleciona projetos para participação na Campus Party 2022

Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 16h19 | Última atualização em Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 16h57

IFRO Campus Party Selecao

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está selecionando projetos de inovação, tecnologia e/ou empreendedorismo, desenvolvidos no âmbito do IFRO, para participação de alunos e servidores na 14º Campus Party Brasil, que será realizada de 15 a 20 de fevereiro de 2022, na cidade de São Paulo (SP). As inscrições podem ser enviadas até o dia 22/1/2022.

Poderão se inscrever na seleção servidores (docentes ou técnicos) dos campi do IFRO que possuem projetos de caráter inovador e empreendedor cujo objeto tenha relação com os eixos temáticos oferecidos pela Campus Party 2022: Energia, Produção, Telecomunicações, Transporte, Emprego, Cidades, Sociedade e Economia. Os projetos apresentados poderão ser os que já estão em desenvolvimento nos seus respectivos campi.

A inscrição, os projetos e as documentações relativas ao Edital deverão ser submetidas pelo sistema SUAP: https://suap.ifro.edu.br/projetos/editais_abertos/. O Edital com todas as especificações necessárias para a participação na seleção pode ser conferido na íntegra no link:  https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/459-editais/extensao/11784-edital-n-01-2022-selecao-de-projetos-para-participacao-na-campus-party-brasil-2022

Serão selecionados até 10 projetos no âmbito do IFRO, no total sugerido de um servidor e até três alunos por projeto. Poderá haver mais de um projeto por servidor, caso haja vaga remanescente, no limite de até 10 servidores e 30 alunos.

Cada participante receberá auxílio financeiro para custeio das despesas durante o período da viagem e da participação no evento. Os estudantes receberão auxílio financeiro no valor de R$ 1.650,00, para custeio de alimentação e eventual despesa para o evento. Os selecionados receberão ingressos (cortesia) para participarem do evento, na modalidade "com camping", não necessitando de auxílio para hospedagem em hotel.

Já os servidores receberão o valor total de R$ 2.336,40 para custeio de hospedagem, alimentação e demais despesas relativas à viagem e ao evento. O transporte dos participantes (ida e volta) será feito com ônibus oficial do IFRO.

Sobre a Campus Party Brasil

A Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. As edições já realizadas no Brasil ocorreram a partir de 2008 até 2021 na cidade de São Paulo, e em Porto Velho em agosto de 2018. “Neste evento, nossos alunos têm a oportunidade de conhecer e compartilhar conhecimento com estudantes, empresários, empreendedores, desenvolvedores e geeks de várias localidades do país e do mundo. Além da troca de conhecimento, nossos alunos irão expor projetos no festival. A apresentação de projetos a grandes empresários pode permitir parcerias entre o ecossistema e a comunidade acadêmica. Em outras versões do festival, já tivemos alunos que despertaram o interesse de grandes empresários de São Paulo”, desta a Coordenadora de Inclusão Social e Produtiva do IFRO, professora Christiane Silvestrini de Morais.

A Campus Party surgiu na Espanha, onde foi realizada a primeira edição do evento em 1997, posteriormente estendendo-se a outros países como Brasil, Colômbia e México. Hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de cidadãos de todos os cantos do mundo em um único espaço. O evento oferece a base necessária para o lançamento de inovações tecnológicas de ponta que vão transformar os mais importantes setores da economia do planeta nas próximas décadas. Sua missão é inspirar e preparar os campuseiros e as cidades para o grande desafio de ser a parte neurológica das mudanças que a humanidade vivenciará nos próximos anos.